Por Gilberto Schmitt - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Gilberto Schmitt

25/03/2014

gilbertoGG.jpg


SILÊNCIO
Os servidores públicos de Gaspar fizeram um minuto de silêncio na Praça Getúlio Vargas, segunda à tarde, durante a greve. E o prefeito se faz de surdo para não ouvir os servidores há muitos dias.

BOQUETE
Nos bastidores das redes sociais, repercute um boquete na biblioteca da Universidade de Blumenau. Uma acadêmica não perdeu tempo e mandou brasa. Um espertalhão filmou à distância. Ui, ui, ui. Essa aluna precisa de umas aulas para controlar seus impulsos sexuais. Tudo tem hora e lugar para ser feito.

MAIS LUZ
O presidente da Associação de Moradores do Arraial do Ouro, José Carlos Junkes, o Zeca Diabo, está convidando os moradores para participarem de uma reunião com o Gerente Regional da Celesc, Cláudio Varella, na quinta-feira, dia 27, às 9h30min, na sede da Associação de Moradores. Assunto: ampliação e melhorias na rede elétrica no bairro.

zuchieosabacaxisGG.jpgABACAXIS
Prefeito de Gaspar, Celso Zuchi, está com abacaxis para descascar. A empreiteira responsável pela Ponte do Vale paralisou as obras, a greve dos servidores públicos e ainda as enxurradas dos últimos dias. Ai, ai, ai.

CARNÊ I
O Conselho Municipal de Saúde aprovou os valores para o novo repasse ao Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A parcela é de R$ 262 mil e se tudo der certo o novo contrato deve vigorar a partir de abril. Uma sobrevida para a saúde de Gaspar.

CARNÊ II
O convênio ainda deve ser votado pela Câmara, e as negociações só foram retomadas porque a atual administração do hospital parcelou a dívida que a administração anterior deixou, em 60 parcelas de R$ 20 mil. É um carnê e tanto, não acham?


GASPAR DO ALTO I

Inovação no Chumbo. De agora em diante a coluna vem com uma charge e também com uma foto aérea inédita de Gaspar. A foto aérea é feita pelo fotógrafo Guilherme Spengler. Ele usará o equipamento drone Phantom, um aviãozinho com controle remoto e que alcança 300 metros de altura. No avião há uma máquina fotográfica acoplada para fazer registros de vários ângulos da cidade lá do alto. Uma inovação exclusiva do Cruzeiro do Vale. A charge será feita pelo funcionário do jornal, Jessé de Almeida, que utilizará seus dons artísticos para fazer suas sátiras.

fotoareadegasparchumboGG.jpg

GASPAR DO ALTO II
A ponte Hercílio Deeke vista lá do alto. O rio Itajaí-Açu em forma de U e aos fundos o bairro Margem Esquerda. Belo registro fotográfico de Guilherme Spengler.

Edição 1573
 

Comentários

Luiz
28/03/2014 01:13
Meus queridos, todos sabem o que é certo ou errado na lei do homem e muitos nem sabem que tem a lei de Deus, mas alguns sabem e não importam-se pois Deus não existe. Então digo-lhes vocês todos estão errado querendo justificar o que não é justificado, pois ela é menor a lei a protege e como protege outros menores delinquentes, estamos formandos uma nova era de seres humanos que muitos estão batendo em suas portas e vocês os titulam como bandidos, continuem protegendo o errado e não venham chorar depois. hipócritas que se escondem atrás da lei e fazem porque sabem que não da nada.
Gabriel
27/03/2014 10:33
Aos que defendem o casalzinho assanhado e condenam quem filmou... Não venho aqui defender quem filmou e espalhou esse vídeo na internet, mas o fato é que hoje todo mundo tem celular com câmera e aquele é um local publico, então faltou bom senso do casal.
Outra, muita gente criticando o colunista por citar esse caso, mas tenho certeza que tem muito mais crianças e outros "inocentes" acessando o facebook do que lendo o jornal, então provavelmente já assistiram o vídeo muito antes desse fato ser meramente citado na coluna.
Lembro que a não muito tempo atrás um casal fez a mesma coisa aqui na cidade, e os mesmos foram conduzidos a delegacia e responderam por atentado ao pudor. Qual é a diferença?
Bruna Basei
27/03/2014 08:53
Alguns pontos de destaque:
1) Engraçado é que uma coluna que deveria se ater a fatos relevantes para sociedade, perde tempo, com notas fúteis sobre a acadêmica. Tá faltando matéria de cunho importante?
2) Só lembrando que até onde consta, a acadêmica é menor de idade, logo, protegida pelo ECA, deixo aqui o TEXTO DA LEI, para conhecimento de alguns:

Art. 240. Produzir, reproduzir, dirigir, fotografar, FILMAR ou REGISTRAR, por qualquer meio, cena de sexo explícito ou pornográfica, envolvendo criança ou adolescente:
Pena ? reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa.

Art. 241-A. Oferecer, trocar, DISPONIBILIZAR, transmitir, DISTRIBUIR, PUBLICAR ou DIVULGAR por qualquer meio, inclusive por meio de sistema de informática ou telemático, fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente:
Pena ? reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.

Então amigo, onde foi visto o vídeo do ?BOQUETE?, pra falar com tanta propriedade sobre o assunto?
3) Qual é o intuito de recomendar, em uma nota pública, a acadêmica para conter seus impulsos? Qual a relação de terceiros com a vida da menina?
Minha avó viveu quase 100 anos. Sabe como? Ela cuidou só da vida dela.
4) Este jornal é vendido em locais públicos, padarias, bancas... Crianças tem acesso. É sempre bom lembrar: nem todos estão acostumados com expressões baixas como BOQUETE no cotidiano.
5) Antes de mencionar assuntos como "O escândalo Lewinsky" é bacana ter bom senso. Existe uma coisa nova, chamada PESSOAS PÚBLICAS. É grotesca a diferença de Bill Clinton com uma acadêmica de Blumenau.
6) Diferença sutil:
?CRUELDADE:
A imprudência de dois jovens estudantes que foram filmados num momento de intimidade em Blumenau tem despertado o que há de pior em termos de mau gosto e baixo nível na internet. Se parassem para pensar um minuto no sofrimento que a exposição impõe aos envolvidos ninguém passaria as imagens adiante."
Walter Ostermann ? Jornal Santa Catarina.
http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,183,4453448,23956

Enquanto em Gaspar...
6) O mérito não é se ela tem culpa. Os atos dela são de problema dela. De mais ninguém. Vou poupar meu tempo para detalhes como ?protagonista? porque realmente dispensa comentários. Vergonhoso um jornal ajudar a divulgar um boato de uma filmagem.

Deplorável!!
Miguel José Teixeira
27/03/2014 08:29
Deletemos tudo o que foi escrito sobre o episódio na biblioteca da FURB. Pois, tratou-se apenas de:
"uma aula prática de anatonia humana, em braile. . ."
Robson
27/03/2014 07:17
Um boquete e um copo d'agua não se nega a niguem, meu Deus não tem nada de mais, atrasados 100 anos, o governo nos fode a vida inteira e ninguém filma isso né
Gustavo
26/03/2014 22:29
Boa noite!

Quem você pensa que é para escrever assim sobre os atos alheios?????NÃO ESQUAÇA QUE VOCÊ TEM UMA FILHA !!!!!
Por acaso ela fez sozinha???? e o rapaz???
Alessa Fabíola dos Santos
26/03/2014 21:42
Não conheço a pessoa e particularmente não concordo com sua atitude, mas ninguém é tão alguém assim para julgar outrem e muito menos publicar esse tipo de "notícia" em um jornal que é considerado de respeito, e que possui como objetivo divulgar notícias de cunho importante. É nítido que esta "notícia" não é nada importante e não tem nada a acrescentar positivamente à sociedade gasparense. As atitudes a serem tomadas são de responsabilidade da direção da biblioteca e da universidade, e as consequências só cabem a menina. Este tipo de comentário maldoso é coisa de imprensa marrom, de sites de fofoca, e como já dito anteriormente, não tem nada a ver com um jornal sério. É muita falta do que falar e, com todo o respeito, do que fazer também.
Maria Laura Wieser
26/03/2014 16:51
Tiro o chapéu para o Eduardo... exemplo de educação e respeito com o próximo!

E mais Bárbara, se o assunto fosse seu ou de um familiar... como você estaria reagindo no momento? Você não iria responder desta forma, digo e repito: Não fazemos ao próximo aquilo que não desejamos para nós mesmos!

"Todo telhado é de vidro..."
Renato Nicoletti
26/03/2014 16:47
Sinceramente eu não consigo compreender, o que nos acresce como pessoas de bem, ficar julgando os atos alheios. Cabe a imprensa dar este tipo de divulgação, sobre questões de ordem pessoal tão íntimas e que causaram graves constrangimentos aos seus familiares? Isso poderia ser considerado matéria jornalistica, de relevante interesse social? Particularmente, acredito que não. Conheço o Gilberto e sei que é bem intencionado, mas entendo que escorregou nesta pauta. Comungo da opinião do Walter Ostermann, da edição do Jornal de SC de sábado, que tratou do mesmo assunto sob o título "CRUELDADE:
A imprudência de dois jovens estudantes que foram filmados num momento de intimidade em Blumenau tem despertado o que há de pior em termos de mau gosto e baixo nível na internet. Se parassem para pensar um minuto no sofrimento que a exposição impõe aos envolvidos ninguém passaria as imagens adiante.". Volto. Aos envolvidos entenda-se também os familiares, em especial da moça, que sinceramente não sei quem é.
Barbara
26/03/2014 16:29
Quando você menciona o "o assunto é tratado com um diferencial enorme"..não entendi..porque falta de respeito e educação é a mesma coisa seja nos EUA ou no Brasil...seja no casa Branca ou seja numa instituição de ensino.

As pessoas que tornam as coisas vulneráveis...tudo tem hora e local para ser feito...

e quanto aos comentários dizendo que o Gilberto não pensou nos pais da menina...A PRIMEIRA A NÃO PENSAR NOS PAIS E NA FAMÍLIA FOI ELA MESMA NÉ...convenhamos!
Eduardo Zimmermann
26/03/2014 16:00
Caros leitores,

Boa tarde!

Li em alguns comentários, que certos 'mofinos' tentam justificar o erro do Sr. Gilberto, citando a falha da menina!
Sim, ela não foi correta!
Se o rapaz possuía ou não 29 reais, não vem ao caso!
Já presenciei erros de pessoas muito conhecidas, sobretudo no cenário político de Gaspar, mas nem por isso publiquei em jornais!
Questiono: E uma criança que ao ler o jornal, soletra 'BO-QUE-TE'?
Sinceramente aguardo um pedido de desculpas do colunista, não só direcionado a menina e seus pais, mas a nós leitores!
Chumbo não é sinônimo de falta de respeito!
Vivian
26/03/2014 15:04
No meu tempo biblioteca era lugar de silêncio e respeito...
Mas a inconsequência dos jovens não tem limite mesmo..

quem sofre são sempre os pais né!!
Fernanda dos Santos
26/03/2014 14:55
Galera, vamos parar de ser hipócritas. O que os jovens fizeram foi errado sim. É atentado ao pudor. É sexo em lugar público. Estão querendo tapar o sol com a peneira porque ela é de família conhecida na cidade. Se fosse um Zé ruela qualquer todos tavam falando. Parem de criticar o comentário. A palavra usada pode até ter sido escolhida de forma errada, mas nada justifica ficarem crucificando o Sr. Gilberto.
Maria Laura Wieser
26/03/2014 14:25
Sou nova querida e meu ano de nascimento é 1995 (com orgulho), não procurei o caso pois li o que o Herculano enviou. Vi que estou equivocada quanto ao ano do fato, mas que fosse em 2000, de uns 10 anos pra cá o assunto é tratado com um diferencial enorme, meu erro foi o de menos! ;)
Barbara
26/03/2014 13:55
Lamentável...uma sucessão de erros..

a menina e o rapaz por estarem no lugar e na hora errada...será que ele não tem 29,00 pra ir pro motel????

Hoje em dia celular com camera..nada foge dos olhos alheios!!

Mas dissipar o fato de forma barata e sem necessidade tb foi errado..deselegante e até de certa forma vergonhoso.
Leio sempre o jornal no café com meus pais..e me senti de certa forma envergonhada na mesa.

Ah em relação ao comentário abaixo..o caso Monica Lewinski não aconteceu em 1973 querida...é bem mais recente...ali pelos anos de 95 mais ou menos...1973 é ano de nascimento dela!
priscila de jesus
26/03/2014 13:30
Sr. Herculano

A frase q publiquei:
Achou que todos iriam falar mau da garota? Sim! E se ferrou!
"se ferrou" nao foi p garota!
Voce nao entendeu, foi p quem escreveu a materia!
Só recebeu criticas!!!
Gabriel
26/03/2014 13:26
Bando de esquerdistas hipócritas! Hoje a moral está completamente invertida, o errado se tornou o certo e vice e versa... Agora sem vergonha é coitadinho, ah, vah! Cada um faz o que quer da sua vida, agora, cada um também é responsável por seus atos. Certas coisas são muito pessoais, porém, se a pessoa não se importa com sua privacidade no ato, não pode reclamar das consequências. É por causa dessa "coitadisse" que os jovens andam tão inconsequentes.
Confesso que num primeiro momento o titulo surpreendeu, poderia ser um pouco menos direto, mas pra quem é leitor da coluna Chumbo sabe que o intuito dela é malhar o pau mesmo, por isso o nome é Chumbo. Não é uma coluna de reportagem, e todo mundo sabe que todo jornal tem uma seção assim, então se o chumbo lhe atingir e você não gostar, leia outra coisa. Creio que a maioria que reclamou é porque não é leitor, ou porque não educou seus filhos direitos e teme que eles façam o mesmo.
Maria Laura Wieser
26/03/2014 13:13
Que irreverência!
Herculano quis comparar o acontecimento do ano de 1973 com os dias atuais? Bom, nessa época isso era um tabu, hoje em dia é BEM diferente, e mais que além de mais é o diferencial disso tudo... envolveu POLÍTICA!
Depois citou também que ela errou por ter feito isso em um local indevido e assim assumindo as consequências do fato. Então indago, o jornal vai faze-lá aprender sobre o erro? NÃO, óbvio que não! Não basta os comentários? Não basta a família? Educação a gente aprende em casa e não com o colunista do jornal!
Isso foi falta de consideração com o próximo, como disse o Eduardo "Talvez não tenhas filha, e se tiver, reze para o cuspe não voltar a sua cara!", pois a plantação é livre mas a colheita é obrigatória!

O acontecimento não faz parte do interesse social, o jornal é um veículo de comunicação e tudo que ali se escreve DEVERIA ser de interesse de todos...
Não acha que esse fato machuque a família e a garota? Porque não usar a coluna para agregar coisas boas a sociedade?
Que atire a primeira pedra aquele que nunca errou!
Quem não sabia do fato não precisava saber, pois não havia necessidade, MAS o jornal espalhou a tal notícia e agora os curiosos que não sabiam querem saber, o jornal "ajudou" a "espalhar" a notícia.
Isso aconteceu semana passada, quando o assunto estava prestes a se dissipar pelo ar o jornal publica o assunto.

O nível da palavra usada e o conteúdo dito descrevem a personalidade do autor!

L A M E N T Á V E L ! !
Débora
26/03/2014 11:01
Gostei muito da atitude Eduardo Zimmermann, irei fazer o mesmo!! Não quero abrir um site para ler esse tipo de assunto.. Tenho filha e penso do tipo de leitura que ela irá fazer!! Prefiro mais cultura e menos interesse a vida alheia!!! Irei fazer o possível para que muitas pessoas façam o mesmo e que deixem de assinar um jornal desse nível..
Bernardo Negrão
26/03/2014 09:47
Acredito que todas essas mulheres que ficaram chocadas com a notícia gostam de fazer, porque o que justifica "crucificarem"o jornalista? Ele não tem culpa. Por fora querem ser moralistas, mas saem daqui e vão paras as casas de swing do litoral. A moral é apenas máscara.
João
26/03/2014 08:40
A vida é assim, temos que pagar por nossos atos, e com certeza essa menina esta pagando da pior forma possível, que é pelo "Juri Popular".
Se o Sr. Gilberto está certo ou errado, em publicar esse ocorrido, a consciência dele é quem vai dizer.
O que é certo pra uns, pode não ser pra outros!
COMPLICADO!!!
Fernanda
26/03/2014 01:32
Acho mesmo que o colunista foi infeliz em sua publicação, mas pior é as defensoras como se o que a aluna tivesse feito foi correto!!! Tem lugar para tudo minha gente!!! Acredito que uma faculdade seja feita para estudar! Se eles queriam privacidade tivessem se dirigido a um motel!! E respeito é algo que obtemos se o fizermos também!!!!
Ana
25/03/2014 21:14
Herculano,

E o rapaz?? Não fez nada errado?? Será que se ele usasse a razão e pensasse nas consequências não se negaria?

Até agora só li comentários comentando o ato da moça, criticando-a, e de certo modo julgando-a. Por um acaso o rapaz é vítima? E essa pergunta também é pra você Gilberto. Porque aposto que se fosse sua filha, não veicularia no jornal. Faltou sensibilidade!

Hipocrisia e machismo!!
Eduardo Zimmermann
25/03/2014 21:04
Prezado Sr. Gilberto,

Boa noite!

Sou gasparense, nascido e criado nesta cidade, embora há 15 anos esteja morando fora, atualmente, em São Paulo.
Por vezes recorro ao jornal Cruzeiro do Vale para me atualizar com as notícias do município.
Sinceramente me espantou o infeliz comentário sobre o 'boquete', termo que talvez possa sonar normal na sua família, porém, não creio ser apropriado a uma redação!
Talvez não tenhas filha, e se tiver, reze para o cuspe não voltar a sua cara!
Espero que a família da menina possa buscar seus direitos judiciais frente ao jornal.
Eu sinceramente não acessarei mais este site!
Camila de Oliveira
25/03/2014 19:06
COMPLETAMENTE infeliz a publicação com o tema "BOQUETE".
Se é que em algum momento isto poderá ser considerada uma publicação! Qual o público alvo deste comentário? Qual o intuito? Isso favorecerá em algo ao seu jornal? Ao contrário, favorecerá a sociedade?
Decepcionante.
Jurandir Souza Cruz
25/03/2014 18:58
Que coisa gente:

Só pelo fato do Gilberto ter mostrado que estas coisas acontece nas melhores famílias, que acontecem em todos os meios um boquetezinho (coisa boa), vocês vão dizer que não gostam?

Que que isso, a menina fez o quis fazer, num lugar publico e por isso, certamente pensou que seria mais gostoso. Acabou, deu. O Gilberto não tem nada com isso. Que bobagem.

Afinal quantas das críticas já não fizeram coisas entre 4 ou 5 paredes? aiaiaiaiaiaiaiaia

eu adoro e nem por isso me acho uma puta.
arthur souza
25/03/2014 18:03
Se a história do ''Boquete'' acontecesse com um dos seus familiares???
Essa matéria iria ao jornal também meu caro amigo?
Acredito que a menina ja tenha sido humilhada o bastante,para os senhores publicarem isso,desnecessario esta publicação,infantilidade...
Luana Ziegler
25/03/2014 18:01
Andressa Valle Medeiros e Julia, super concordo com as duas.
E você Sr. Gilberto, não tem filha? Por mais que ela tenha errado, ninguém tem o direito de julga-lá do que faz ou deixa de fazer. Imagina você ouvindo essas coisas da sua filha, ou os avós dela lendo uma matéria dessas no jornal. Preferia não comentar sobre o caso, mas fiquei completamente INDIGNADA com a falta de carácter com o próximo.
João Silvino
25/03/2014 17:55
GENTE, ISSO FOI UMA NOTA EM UMA COLUNA. NÃO É A OPINIÃO DO JORNAL. PAREM DE TRATAR O ASSUNTO COMO SE ISSO FOSSE UMA MATÉRIA. TODO MUNDO SABE QUE EM UMA COLUNA O AUTOR PODE ESCREVER O QUE QUISER, SE RESPONSABILIZANDO PELO QUE DIZ. PAREM DE ENCHER A PACIENCIA DO COIDATO QUE ESCREVEU. ELE NÃO TEM CULPA DO QUE A MENINA FEZ... APENAS INFORMOU O FATO E ASSINOU O QUE DISSE. TANTO É QUE ESTÁ ACEITANDO COMENTÁRIOS DE PESSOAS QUE DISCORDAM DA SUA OPINIÃO.
Herculano
25/03/2014 17:52
MAS DE QUEM MESMO É A CULPA?

Escreve a Priscila, toda prosa,
"Boquete" que palavra forte nao é?
Antes de publicar um comentario desses... vc ja penssou nos pais quando lerem isso?

Volto. Ah, o jornal e o Gilberto, o jornalista, são os têm que pensar na reação dos pais? A protagonista não? Hum!

Ja penssou na situaçao q essa garota ta hoje?
Acha que ela sai na rua feliz? Que vai p aula normal?
Ela foi errada? Foi sim!

Volto. Como foi errada? Ela fez o que achou ser certa. Não conheceu os eventuais limites morais para ela e o local. Ficou feliz. E é assim que se aprende, errando, desafiando e assumindo as consequências disto. Só que salta de paraquedas é capaz de sentir a sensação do ato de saltar...

Mas quem somos nós p julgar?
Será que a pessoa q filmou nao foi mais errada ainda?! Concerteza foi!
Achou que todos iriam falar mau da garota? Sim! E se ferrou!

Volto. Quem está julgando? O Gilberto apenas informou. Quem julga são os amigos, os que possuem a crença do certo e errado do ato que foi praticado. Quem filmou errado? Por que? Ele apenas registrou (o que se discute como errado nos conceitos morais, puritanos e religiosos é para alguns; para outros isto, inclusive para a prática relatada, é balela).

E a conclusão da missivista é reveladora: "E se ferrou". Ela mostra, sem meias palavras, a incoerência total do comentário condenatório até então e que dá a entender da piedade com a vítima e o dedo da punição contra o relator dos fatos. Este tipo de comentário é do grupo que quer infringir, mas não quer ter para si a punição moral da sociedade a que pertence, no fundo aceita o ato, que julga ser irresponsável, e por isto, livre de divulgação, mesmo quando não se há identificação formal.

Afinal, quem errou, se erro houve neste caso?
JOSEANE ZIMMERMANN ZIEGLER
25/03/2014 17:47
JORNAL CRUZEIRO DO VALE SEMPRE DEIXANDO OS GASPARENSES COM VERGONHA DE TAL NOTICIAS COMO A DO "BOQUETE" INFELIZMENTE NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE TENHO VERGONHA EM DIZER QUE ESSE JORNAL PERTENCE A MINHA CIDADE, TALVEZ O DONO DO MESMO NÃO TENHA FAMÍLIA! INUTIL COMENTARIO SOBRE O ASSUNTO E MAIS INUTIL QUEM ESCREVEU
Ângela Maria da Costa
25/03/2014 17:42
Todos comentem erros. Hoje o erro foi desses dois jovens, amanhã pode ser o nosso. Não cabe a nós atirarmos pedras. Porém, não podemos também crucificar quem escreveu esta nota. Ele foi infeliz na colocação? Pode ser que sim. Mas não disse nenhuma mentira. Como é uma coluna, ele pode muito bem dar sua opinião. E como disse João Pedro Sansão no comentário, o Chumbo é conhecido por tratar dos assuntos com certo tom de descontração. Portanto, parem de descascar no Gilberto, pois muitos dos que estão lendo gostariam de dizer as mesmas coisas, mas não tem coragem.
Luis
25/03/2014 17:39
Bom, Sociedade machista?????????? manda essa mulherada que ta falando isso CAPINAR UMA BEIRADA DE ESTRADA pra ver o que elas vão falar!
Não posso capinar sou mulher, sou frágil hahahaha
Fico realmente P... com esse tipo de comentario!
VÃO TRABALHAR!!
Miguel José Teixeira
25/03/2014 17:21
Gilberto,

Parabéns pela nova formatação da coluna.
O chargista é excelente.
Quanto ao suposto ato sexual ocorrido na biblioteca da FURB, é bom que as "atiradinhas" tenham em mente, que vivemos em um grande BBB. Sempre há alguém com uma câmara à mão.
Para finalizar, uma dúvida:
O que ocorreria se o Rio Itajaí (foto) fosse unido nas duas pontas do "U"?

priscila
25/03/2014 17:15
"Boquete" que palavra forte nao é?
Antes de publicar um comentario desses... vc ja penssou nos pais quando lerem isso?
Ja penssou na situaçao q essa garota ta hoje?
Acha que ela sai na rua feliz? Que vai p aula normal?
Ela foi errada? Foi sim!
Mas quem somos nós p julgar?
Será que a pessoa q filmou nao foi mais errada ainda?! Concerteza foi!
Achou que todos iriam falar mau da garota? Sim! E se ferrou!
João Pedro Sansão
25/03/2014 16:41
Olha, concordo com os comentários abaixo que talvez o Gilberto não deveria ter comentado sobre o fato ocorrido na Furb. Porem vejo que a coluna chumbo vem tratar de coisas da nossa região de forma descontraída.

Acho sim, que o Gilberto foi um pouco infeliz ao fazer esse comentário, mas não acho que é motivo para crucifica-lo.
Herculano
25/03/2014 16:40
SENSACIONALISTA? FALTA DE ASSUNTO? MACHISTAS? HUM!

Então todos os jornais do mundo, incluindo os mais conservadores, liberais e progressistas, redes de tevês, rádios e a então titubeante internet de conteúdos da época na pré era das redes sociais, não pouparam.

Ou alguém está esquecendo de Monica Samille Lewinsky (São Francisco, 23 de julho de 1973) foi estagiária na Casa Branca (sede do poder executivo do governo norte-americano) durante o governo do presidente Bill Clinton, com o qual esteve envolvida num escândalo após a divulgação de que manteve relações sexuais com o presidente.

Manteve relações sexuais? Aos puritanos ofereço este texto para reflexão e que permeou o noticiário por anos, quase derrubou um presidente da maior nação do ocidente.

Durante seu tempo na Casa Branca foi quando manteve sexo oral com o presidente Bill Clinton. Embora, no princípio, ambos tenham negado qualquer relação, as notícias sobre a investigação resultante e a acusação do presidente, foram conhecidas como "O escândalo Lewinsky".

Lewinsky confiou na secretária Linda Tripp, que secretamente começou a gravar as suas conversas telefônicas com Lewinsky sobre a relação com Clinton. Algum tempo depois, Tripp daria as gravações a Kenneth Starr, o acusador independente.

Depois, Lewinsky admitiu que a sua relação com Clinton incluiu sexo oral na sala oval da Casa Branca. O informe resultante da investigação de Kenneth foi conhecido como o Reporte Starr, que finalmente culminou com a acusação penal contra o Presidente por um delito de perjúrio.

Clinton negou, sob juramento, que tinha mantido relações sexuais com Lewinsky, em um caso não relacionado com a acusação. Numa entrevista coletiva na Casa Branca transmitida em cadeia nacional, Clinton declarou:
Eu não tive relações sexuais com esta mulher, a senhorita Lewinsky.
O assunto e seus detalhes sórdidos, outorgaram a Lewinsky um período de posição de celebridade cultural, como símbolo sexual e como um nexo da geração mais jovem com a tempestade política que ao mesmo tempo resultava cômica e muito séria. Ainda existe algum uso do nome "Lewinsky" como termo para referir-se ao sexo oral, ainda que as menções das piadas que envolvem a Lewinsky e o sexo oral tem muito tempo de estarem esquecidos da memória do público.

Por sua própria conta, Lewinsky sobreviveu à atenção intensa da imprensa. Hoje é encarregada de sua própria loja onde vende sua própria grife de bolsas. Foi anfitriã numa série de televisão tipo "Reality Show" chamada Mr. Personality (Sr. Personalidade).

Lewinsky mora atualmente em Londres, onde concluiu, em 2006, um mestrado em psicologia social.

Em 4 de Março de 1999, foi posto a venda nos Estados Unidos o livro "Monica's Story", uma biografia autorizada que detalha o seu caso com Bill Clinton.
Yanae Crepes Soares
25/03/2014 16:20
RIDICULO! ABSURDO! Vocês não tem vergonha de publicarem sobre o tal BOQUETE na FURB? Já foi espalhado o suficiente e vocês ainda querem publicar aqui? Sempre achei que os jornais gasparenses tivessem um conteúdo melhor, mas pelo visto me enganei! Depois que levam processo pro difamação alheia reclamam e dizem que estão no direito! Isso não é matéria para ser colocada em um jornal
Tuane
25/03/2014 15:51
Com toda certeza o sr. Herculano vai defender o seu patrão, mas convenhamos.. Vocês não são nenhum Diarinho para fazer notícias sensacionalistas. Tanta coisa acontecendo nessa cidade e foi preciso fazer um comentário desses para ter mais ibope? Lamentável.
Não apoio a menina em momento nenhum pois ela fez na hora, lugar, e com a pessoa errada, e já foi humilhação suficiente para a família. Então seria dispensável o comentário de vocês.
Eu não dava crédito para o jornal de vocês, e depois dessa então..
Ana
25/03/2014 15:45
Em relação ao tema "Boquete"

Realmente vivemos numa sociedade machista!

A menina deve controlar seus impulsos sexuais??? E o rapaz, não???

Outra coisa, não sei se é boato ou verdade, mas dizem que ela foi expulsa da universidade enquanto ele foi suspenso. Os dois agiram errados, no caso se ela foi expulsa, ele também deveria ser! Porque se ele teve a plena consciência de aceitar em receber, também poderia ter tido o bom senso e a consciência de recusar!

E agora só a guria agiu errado??? Faz favor né!

Ludmila Reinert Hasckel
25/03/2014 15:35
Opa, ficaram com inveja do Diarinho, de Itajaí?
Virou bobagem.
Mas como EU SEI, nem vão postar meu comentário.
Jornal assim é (f)utilidade pública.
Já que alguém deu "um minuto de silêncio", eu dedico os meus aplausos! Bravo.
Maria Fernanda Chiminelli
25/03/2014 15:29
Acho engraçado,,, a jovem comete um erro e quem paga o pato é quem escreve. Concordo com o comentário de Herculano, ASSIM É GASPAR. O episódio aconteceu e isso é fato. Assim como não devemos julgar a moça (pois ela já deve estar sofrendo muito com tamanha repercussão do que fez) não podemos criticar o colunista. Afinal, a coluna é assinada, não diz nenhuma inverdade, não diz o nome da jovem e não diz da onde ela é.
Aproveito o espaço para dar os parabéns pela charge. Estava na hora dela voltar a fazer parte do jornal.
Herculano
25/03/2014 15:08
ASSIM É GASPAR (este comentário foi publicado originalmente nos comentários dedicados a coluna Olhando a Maré)

O editor e proprietário do jornal Cruzeiro do Vale, Gilberto Schmitt, na sua coluna Chumbo, relata um episódio carnal acontecido em plena biblioteca da Furb, e testemunhado por estas câmeras de celulares.

É real.

Mas, muitos pudicos leitores e leitoras acharam uma afronta o relato. Repudiam o fato, mas estranhamente, preferem tudo isto escondido, como se nada houvesse acontecido.

É assim mesmo. E este exemplo estou acostumado com a política e administração pública. Está na cara de todos a esbórnia, mas não se pode desnudar os atos permissivos ou proibidos.

Todos fingem que nada acontece, nada aconteceu pois assim todos usufruem da hipocrisia, inclusive o de culpar quem relata, ou se indigna (por questões morais ou legais), não os autores dos atos. Gaspar é mesmo diferente. Tanto que quem prega o diálogo nos palanques, na hora de conversar, manda calar a boca.
Sandra
25/03/2014 14:39
Engraçado, como os conceitos mudaram. Uma aluna praticando sexo oral em local público e os comentários todos defendendo a guria. E se a sua "filha" adentrasse o local se deparasse com uma cena desta? Se esta aluna quer fazer boquete que faça-o num motel, entre quatro paredes!! Pelo jeito na hora do "vamos ver" não estava nem um pouquinho preocupada com a moral e vida social. Ela não precisa de aula para controlar os impulsos sexuais, ela precisa aprender a tomar vergonha na cara. ..Ah, façam-me o favor né ?!?
Carla Silvio
25/03/2014 14:39
Se não bastasse pessoas comuns falando toda essa NOJEIRA, agora também o Jornal que tem como único intuito repassar informações ÚTEIS sobre Gaspar, veio a falar da vida alheia? Você Gilberto, que possui uma filha.. E se fosse com ela? Iria escrever o mesmo?! SE, repito, SE fosse pra você escrever, que escrevesse algo melhor, que ajudasse e não tornasse a situação pior do que já está. As palavras que você usou e da forma que usou está causando grande decepção em todas as pessoas que abrem o jornal no dia de hoje. Não venho falando por mim mas acredito que por 90% de seus leitores, ou "ex" leitores. O que aconteceu não tem nada a ver com vida de NINGUÉM, ela e a família já estão sofrendo bastante, você não acha? O momento de agora não é de dar a OPINIÃO, muito menos essa que você fez, repito, nojenta! Falta de educação e bom sendo da sua parte!
"Essa aluna precisa de umas aulas para controlar seus impulsos sexuais"
Ela fez sozinha? Contrate alguém que use as palavras certas para escrever, ou alguém que realmente saiba o que escrever e talvez assim você voltará a ter mais leitores.
Júlia
25/03/2014 14:35
Quanta hipocrisia, mal gosto, futilidade, falta de conteúdo, falta de profissionalismo, entre tantas outras coisas.
Onde já se viu, o dono de um jornal escrever tamanha idiotice, propagando fofoquinhas de adolescentes em um jornal que corre na mão de pais, avós, tios, e tias...
Você não tem filha? Você não zela por ela? Já pensou no pai que vai ler isso?
Não tem assunto mais interessante pra falar? Não aconteceu nada melhor na cidade pra você comentar?

Ta na hora de uma aulinha de ética, de bons modos pra VOCÊ, isso não se faz com ninguém.

Andressa Valle Medeiros
25/03/2014 14:08
Sobre o comentário da aluna da FURB, esquecendo por um momento as possíveis consequências judiciais e morais afetas ao caso, indago:
Qual a relevância deste comentário para a sociedade? NENHUM
Total dissonância com os demais comentários da edição.
Um minuto de silêncio para o autor desta "arte"!!!



Jaqueline
25/03/2014 13:56
Achei ridículo a charge sobre o prefeito e também o comentário sobre a universitária. O jornal cruzeiro do vale não precisa baixar o nível desse jeito !!!
Gleica Reinert
25/03/2014 13:39
É LAMENTÁVEL ver um "tópico" com o nome "boquete" no jornal, pior ainda quando se trata de um assunto completamente machista e hipócrita!
Acompanho o jornal a muitos anos (inclusive sou assinante) e acreditava que ele era um meio de comunicação sério. Que DECEPÇÃO! Sinceramente espero ver um pedido de desculpas BEM GRANDE para esta acadêmica na próxima edição do jornal.

Rosane, parabéns pela iniciativa! Caso eu possa lhe ajudar de alguma forma nessa causa, fico à disposição.

Caso alguém veja este vídeo disponível em algum lugar ou alguma "piadinha" de mal gosto, por favor, avise!

Acredito que se cada um se colocar no lugar desta acadêmica ao ler essas besteiras todas, vai entender o que se passa e o reflexo que isso pode causar em sua vida social. Eu não ví o vídeo (nem quero) e nem a conheço, mas nem por isso vou fechar os olhos. ACORDA BRASIL!!!
Ana
25/03/2014 13:29
Concordo plenamente com Julia e Rosane.
Achei decepcionante a publicação do comentário " BOQUETE".
Não acredito que um veículo de comunicação respeitado como o Cruzeiro necessite deste tipo de atitude.
Nem sequer conheço a aluna, porém certamente se ela errou, como eu, você ou qualquer outro ser humano já erramos ao longo das nossas vidas, a última coisa que necessita agora é do jornal local ridicularizando-a e prejudicando-a ainda mais psicologicamente.

Muito feio pra você Lelo e ponto negativo para o Cruzeiro do Vale!!
Adilson Luis Schmitt
25/03/2014 11:51
Parabéns, Gilberto Schmitt!!
Estas inovações na coluna chumbo são de tirar o chapéu. continue assim!!!!

Adilson Luis Schmitt
Rosane Magaly Martins
25/03/2014 11:49
Comentar sobre o caso dos alunos da FURB que estavam praticando sexo na biblioteca e recomendar um curso para a "aluna" conter seus impulsos foi de extremo mal gosto, preconceituoso. Sexo se faz a dois e qualquer comentário ofensivo à mulher é considerado sexismo e crime contra a liberdade sexual. Estou representando o casal e todos que posicionarem-se desta maneira - principalmente um veículo de comunicação, serão chamados à responsabilidade civil e criminal.
Julia
25/03/2014 10:44
Caro Gilberto, infeliz seu comentário no ítem "BOQUETE" acima. Acredito que com o trabalho sério que o senhor tem em nossa cidade, e acredito também que esse tipo de comentário INFELIZ deveriam ficar de fora de seu NOBRE jornal! Uma coisa me vem a cabeça, filhos o Sr. não tem?? ou melhor FILHA?? Coloque-se no lugar de seus leitores, melhor ainda, no lugar dos pais dessa "acadêmica"?

Fico muito triste em ler isso, e decepcionada com tamanha falta de RESPEITO pelo próximo. Afinal, julgar é fácil né?


Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.