por Gilberto Schmitt - Jornal Cruzeiro do Vale

por Gilberto Schmitt

05/05/2009

PROTESTO I

Os servidores públicos municipais paralisam suas atividades nesta quarta-feira. Depois de muita negociação e reuniões, a Prefeitura de Gaspar quer conceder apenas 1,5% de aumento salarial. O Sindicato da categoria havia reivindicado 15%. A prefeitura colocou uma vírgula (no pé da letra) no percentual e está intransigente concedendo uma migalha de aumento para os trabalhadores. A alegação é que falta dinheiro e o gasto com a folha de pagamento dos servidores está no limite da lei.

PROTESTO II

Os servidores vão protestar debaixo da figueira da Praça Getúlio Vargas. A maioria deles não vai bater o cartão nesta quarta e vai cruzar os braços. A manifestação pode arranhar a administração de Celso Zuchi e Mariluci Deschamps neste início de governo. Há muito tempo a figueira não era utilizada pelos servidores públicos reivindicando aumento.

ENGRAÇADO

Já passaram por Gaspar dezenas de geógrafos e geólogos analisando a catástrofe de novembro e até agora não vi ainda nenhum relatório final das causas da tragédia. Passou por Gaspar até geólogo da Espanha. Estou chegando à conclusão que estão fazendo turismo e passeio com o dinheiro do povo.

"Para nos tornarmos imunes da febre suína no Brasil é só isolar a maioria dos políticos."

INVASÃO I

A prefeitura de Gaspar comprou um terreno na Margem Esquerda para construir casas para quem perdeu tudo no dilúvio de novembro. Bem no ladinho do terreno duas famílias já invadiram um espaço à beira do rio. Todo cuidado é pouco para que não haja invasões no terreno adquirido pelo Poder Público. Aí a dor de cabeça será maior ainda.

INVASÃO II

Uma das famílias invasoras pertencia aos sem terra que acamparam na BR-470 há alguns anos. Os sem terra foram embora e ela ficou por aqui. O marido está preso e ela permanece firme no barranco e barraco à beira do rio. A segunda família chegou há poucos dias. Veio do Paraná, se juntou à primeira e são parentes. Por isso todo cuidado é pouco para que o local não vire um novo bolsão de moradias sem infra-estrutura.

STAMMTISCH

As inscrições para o Stammtisch Cruzeiro do Vale vão até dia 8 de maio, sexta-feira. O Grupo que não se inscreveu ainda é bom se apressar para não ficar de fora da festa dos grandes amigos. Este ano será realizada na rua paralela ao ginásio João dos Santos, no dia 30 de maio, das 8 às 17h.

img1MD.jpgO diretor do Jornal Cruzeiro do Vale, Gilberto Schmitt e o fotógrafo Fábio Venhorst participaram do programa Reconstruindo o Vale, da TV Galega, na semana passada. Num bate papo com os apresentadores Jair Louzada e Altair Carlos Pimpão, eles contaram sua experiência durante a cobertura da tragédia de novembro. O programa é exibido todas as segundas-feiras pela TV Galega e é sucesso de audiência.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.