Por Gilberto Schmitt - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Gilberto Schmitt

24/06/2008

Boicote
Uma denúncia anônima levou a equipe da Polícia Federal até a festa de comemoração dos 50 anos de emancipação política de Ilhota. Segundo a denúncia a festa estaria irregular. Após muito analisar a papelada os policiais viram que a festa estava dentro dos trâmites da lei e aproveitaram para parabenizar o prefeito pela organização. O prefeito ficou foi todo contente com a visita dos policiais, pois esta foi a primeira vez que a Polícia Federal pisou em Ilhota.

 Visita ilustre?
O prefeito Adilson Schmitt, que por aqui nem deu as caras no Stammtisch, aproveitou a muvuca na cidade vizinha, esqueceu as divergências políticas, e passeou pelo local. Cumprimentando todo mundo que via pela frente. Seria o desespero?

Convenções
Faltam poucos dias para as convenções políticas. Como será que ficará o cenário político em Gaspar?

Tolerância Zero
Pois agora não tem gole, golinho nem golão. É tolerância zero para a bebida antes de dirigir. Bebeu, dançou. E quem se recusar a fazer o teste do bafômetro já será enquadrado automaticamente. A medida quer apertar o cerco aos motoristas beberrões que causam boa parte dos acidentes no trânsito. O problema é que não vai dar nem pra comer um bombom com licor depois do almoço. Vinagre de álcool ou de vinho também tá proibido durante as refeições?

Felisky da vida
O prefeito Ademar Felisky, com o perdão do trocadilho, está felisky da vida com as notícias sobre a ponte. Guardou a informação sobre a autorização do edital até o último momento e garantiu a presença do governador Luiz Henrique da Silveira na festa, quando assinaram o termo de autorização para o edital. Depois de publicado na imprensa, o Estado abre os envelopes em 30 dias. E as obras iniciam em breve, para serem inauguradas em 2009. Palavras do governador.

Proveito da situação
O prefeito Ademar, que de bobo não tem nada, vem aproveitando ao máximo todas as chances que tem para trazer recursos para o município. A vitória da ponte é mérito de toda uma geração de políticos na Ilhota, mas também de sua habilidade política. Não brigou com o governador, não xingou a senadora Ideli Salvatti nem os deputados que representam a região na Câmara Federal, e ainda mantém boas relações com Lula e sua equipe. E faz parte do PMDB, o maior partido deste país. Outros prefeitos deveriam aprender esta arte de negociar no município vizinho. Quem berra muito chupa no dedo.

 Enquete
Fica mais uma semana no ar a enquete que quer saber quem é o candidato mais odiado de Gaspar, o rejeitado pela população. Adilson Schmitt lidera, como todos podem conferir no site do jornal Cruzeiro do Vale. E a enquete, mesmo sem os valores de uma pesquisa eleitoral, segue apontando as primeiras tendências de voto na cidade. E tudo devidamente dentro da lei, com o aval da Justiça Eleitoral, como pudemos conferir no último congresso da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina, Adjori/SC, do qual participei no último final de semana.

 Em boa hora
Parece brincadeira, mas um cidadão precisa esperar 40 dias para receber uma Carteira de Identidade na cidade. Nos municípios vizinhos, a pessoa sai com o documento praticamente na hora. Agora, o acordo entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública deve reduzir esse tempo de espera, causando menos transtornos a quem precisa desses documentos e não tem como se deslocar até outra localidade. É o mínimo que os poderes públicos podem fazer pelo cidadão gasparense.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.