05/08/2008
TV DIGITAL
A NET Serviços iniciou esta semana, em Florianópolis, a transmissão de sinal digital HDTV. Ao mesmo tempo, a Globosat apresentou seu primeiro canal de TV por assinatura 100% produzido e exibido em alta definição no Brasil. A personalização e a gravação de conteúdo são as principais características do sistema, além da qualidade da imagem e do áudio. Não há previsão para o serviço chegar ao Vale do Itajaí.
EXPANSÃO FORTE
O crescimento da economia brasileira continuou vigoroso no segundo trimestre, mostrando leves sinais de moderação. A indústria manteve uma expansão robusta, ao que tudo indica, próxima aos 6,3% registrados de janeiro a março, na comparação com 2007. Há alguma desaceleração no avanço das operações de crédito para pessoa física, mas nada dramático. O impacto da alta de juros, o crescimento mais fraco de empréstimos e o efeito da inflação sobre a renda devem provocar um arrefecimento da atividade no segundo semestre, mas não uma freada brusca.
MULTA
Em cinco decisões recentes, o Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou recursos encaminhados por bancos que questionavam os valores da revisão da poupança e ainda determinou que as instituições pagassem multas de até 20% sobre o total devido ao cliente. Numa das sentenças, a Justiça mandou a Nossa Caixa pagar indenização de 10% por tentar, após perder todos os recursos, diminuir o valor que foi condenada a pagar. A revisão do Plano Verão é de 20,36% sobre o saldo da época, válida para quem tinha caderneta com aniversário entre os dias 1º e 15 de janeiro de 1989.
ALTERNATIVAS
A direção da Ocean recebeu nesta semana, empresários de Blumenau, que foram solicitar que a companhia aérea comece a operar no Aeroporto de Navegantes, com vôos diários para São Paulo, em horários adequados à necessidade da região. Atualmente, a TAM e a Gol operam no Litoral oferecendo vôos que começam a sair às 9h40min, muito tarde para os passageiros que pretendem passar o dia na capital paulista, geralmente a negócios.
FLORIPA FASHION
A principal novidade da 11ª edição do Floripa Fashion, entre os dias 6 e 9 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis, será informação sobre o setor. Além dos desfiles de 22 marcas, o evento vai oferecer palestras gratuitas sobre o mundo da moda, ministradas por especialistas. Entre os temas estão tecnologia têxtil e varejo e marketing de moda. A mudança ocorre porque SC conta com forte indústria têxtil e calçadista, que se destaca cada vez mais, no Brasil e exterior devido a altos investimentos e criatividade.
EMPREGO CONCENTRADO
Cerca de 50% dos empregos criados em Santa Catarina no primeiro semestre de 2008 estão concentrados em dez cidades do interior que, somadas as respectivas populações, não têm mais do que um terço dos habitantes do Estado. Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados colocam Joinville no topo do ranking, com 8,4 mil novos postos de trabalho entre janeiro e junho, quase 3 mil vagas à frente do segundo colocado, Blumenau. O inusitado neste balanço é que Florianópolis, com a segunda maior população, não aparece na lista devido à sazonalidade causada pela temporada de verão. Na capital, entre janeiro e junho, foram criadas apenas 394 novas vagas. As dez cidades que mais criaram postos de trabalho em 2008: 1) Joinville 8423; 2) Blumenau 5252; 3) São José 4520; 4) Jaraguá do Sul 3726; 5) Itajaí 3044; 6) Chapecó 2582; 7) Brusque 2101; 8) Rio do Sul 1762; 9) Criciúma 1597; 10) Tubarão 1212.
CIMENTEIRAS
Surpreendidas por um crescimento acelerado da demanda, as indústrias de cimento brasileiras investem cerca de RS$ 5,5 bilhões para ampliar a capacidade de produção em 35% até 2012. Quando esse ciclo de aporte estiver concluído, as cimenteiras brasileiras terão condições de fabricar até 85 milhões de toneladas por ano, o que colocará o país entre os 10 maiores fabricantes do produto no mundo. A Votorantim, dona de mais de 40% do mercado interno, lidera o movimento de expansão com R$ 3,2 bilhões em modernização e construção de novas fábricas em diferentes regiões do país.
NOVO RECORDE
Mesmo com a extinção do imposto do cheque, a arrecadação do governo federal na 1ª metade do ano foi de R$ 333,2 bilhões. A maior receita semestral da história representa crescimento de 10,43% em relação ao mesmo período de 2007.
LIDERANÇA
A Toyota Motor registrou recorde de vendas no primeiro semestre deste ano, até alcançar 4,8 milhões de unidades em todo o mundo. Entre janeiro e junho deste ano, o grupo Toyota, que inclui as marcas Daihatsu Motor e Hino Motrs, vendeu 2% a mais de veículos do que no mesmo período de 2007. O dado supera o desempenho da GM que, prejudicada pela crise nos EUA, vendeu 4,5 milhões de unidades.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).