21/10/2008
IMPOSTO DE RENDA
As multas podem ser cobradas de quem recebeu atrasados do INSS desde 2003 e não registrou o valor na declaração do Imposto de Renda. Nos últimos quatro anos, a Previdência Social fez pagamentos desse tipo para 3,8 milhões de pessoas no país. Parte do desconto do IR (3%) é feita na fonte, mas essa tributação não livra o segurado da declaração. Quem teria restituição e não declarou perde o direito. Os que ainda devem imposto, 24,5% do valor recebido, terão agora que pagar a dívida com multa e correção. A notificação chegará pelo correio e o segurado terá 30 dias para recorrer. A dívida pode ser parcelada em até 60 meses.
DEUTSCHE WELLE
Blumenau foi destaque no programa Made in Germany, do canal alemão. Em matéria de seis minutos, a economia da cidade, baseada na indústria têxtil e na área de tecnologia, foi representada pelos cases da Cia. Hering e da T-Systems. Outro destaque foi o programa Entra 21, que capacita jovens para o mercado de tecnologia da informação. Cenas do cotidiano e do desfile de aniversário da cidade também ilustraram a produção.
NÚMEROS
A direção da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) manda dados sobre a atividade econômica no Estado. De 1º de janeiro a 30 de setembro deste ano, foram abertas 22,7 mil empresas e fechadas 8,8 mil. Dezessete empresas faliram no período.
VAREJO FAMILIAR
Nenhum setor no Brasil sentiu tanto a globalização quanto o varejo, com o avanço das grandes redes nacionais e mundiais, de supermercados a móveis e eletrodomésticos. Em Santa Catarina, contudo, as redes familiares resistem e até crescem. Koerich e Salfer são mais do que exemplos de sucesso. São nomes que inspiram respeito e ética. E a Berlanda, que há 17 anos começou, numa sala de 150 metros quadrados em Curitibanos, acaba de inaugurar a 100ª loja, em Imbituba.
POLÍTICA DE CONTROLE
Pelo menos, 60% das exportações brasileiras para a União Européia devem ser afetadas pela nova política de controle de substâncias químicas do bloco, e as empresas que não fizerem o pré-registro até 1º de dezembro não poderão mais exportar. O sistema obriga as empresas européias que fabricam e importam substâncias químicas a avaliar os riscos para a saúde humana e meio ambiente decorrentes da utilização dessas substâncias, a tomar as medidas necessárias para a gestão de todos os riscos que identificarem. Isso inclui indústrias têxteis, calçados, refrigeradores, aviões e até pranchas de surfe, além das indústrias químicas e tintas.
NOVA LINHA
A RenauxView, de Brusque, aposta suas fichas no mercado de decoração de interiores. A nova coleção tem a assinatura do arquiteto Sig Bergamin. Em 1925, ano da sua fundação, a empresa foi pioneira na produção de tecidos decorativos e, por três décadas, abasteceu o mercado nacional. Para promover a nova linha, 12 representantes foram recrutados. A empresa detectou um público interessado em novidades.
SIMPLES NA AGENDA
A Secretaria de Estado da Fazenda, aguarda a promulgação da lei que tramita no Congresso Nacional para avaliar o retorno das transferências de crédito entre empresas do Estado enquadradas no Simples Nacional. Assim que for promulgada a lei, será convocado um grupo técnico e chamado o setor de micro e pequenas empresas para retomar as negociações.
RITMO DE FESTA
A nova atração de Blumenau, o Castelo Havan, entra no ritmo da Oktoberfest. A empresa apresenta o empreendimento como um dos pontos turísticos da cidade neste período da festa. Restaurado recentemente, o castelo abriga uma loja típica de Blumenau e fez campanha especial para atrair visitantes que vêm para a Oktober. Dois "Fritz" de dois metros de altura compõem a imagem da fachada do centro comercial.
TERMO DE COOPERAÇÃO
O Ministério Público de Santa Catarina e o Procon Estadual assinaram termo de cooperação para ampliar a esfera de proteção do consumidor e inibir o mau fornecedor de produtos e serviços. Os maiores problemas enfrentados pelos consumidores são cobrança de dívida sob pressão ilegítima; publicidade enganosa; fraude em contratos de empréstimos e financiamento; e venda de produtos impróprios para consumo (mercadorias com validade vencida, por exemplo).
CERVEJARIAS ARTESANAIS
A 25ª Oktoberfest, em Blumenau, que vai de 9 a 26 de outubro, contará com a participação de sete cervejarias artesanais de Santa Catarina e uma grande variedade de chope. Além do chope da Brahma, o chope oficial da Okotberfest 2008, turistas e blumenauenses degustarão cerca de 10 tipos da bebida durante os 18 dias da festa. A venda dos chopes artesanais está situada no Setor 1 da Vila Germânica, e cada cervejaria comercializará seus melhores tipos de chope. Eisenbahn, Bierland, Schornstein, Zehn Bier, Opa Bier, Das Bier e Wunderbier são as cervejraias artesanais presentes na maior festa alemã do Brasil.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).