Por Augusto Cesar Diegoli - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Augusto Cesar Diegoli

28/10/2008

MAIS EMPREGOS

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho registrou em setembro, a abertura de 12,3 mil empregos com carteira assinada em Santa Catarina. De janeiro a setembro deste ano, o número de postos de trabalho abertos no Estado está em 88,9 mil, contra 68,7 mil nos nove primeiros meses de 2007, um aumento de 29,4%. No País, setembro registrou a criação de 282,8 mil empregos com carteira. De janeiro a setembro, o Caged acumula 2,086 milhões de novas vagas.

 SOCIESC

A entidade expande sua atuação para outras cidades. Acaba de anunciar a compra da faculdade Litoral, de Balneário Camboriú. Além de Joinville, a Sociesc tem unidades em Itajaí, Blumenau, Florianópolis, São Bento do Sul, Balneário Camboriú e Curitiba. Conta com 20 mil alunos e oferece primeiro grau, pós-graduação e cursos de MBA em parceria com a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.

 RECEITAS PÚBLICAS

Os próximos prefeitos já sabem: a arrecadação das cidades vai cair a partir do segundo trimestre do ano que vem por conta da administração do ritmo do crescimento econômico no País. Isso significa menos dinheiro no caixa para honrar as promessas de campanha. A maior parte do dinheiro que as Prefeituras usam hoje em dia vem de duas fontes: do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS). Como haverá queda no desenvolvimento econômico já em 2009, é certo que o bolo das receitas públicas vai ficar menor, também em 2010. Até mesmo o ISS deve cair.

EXPANSÃO

Há nove anos no mercado, o Núcleo Catarinense de Decoração prepara a sua expansão para a Região Sul de Santa Catarina. Nos últimos dois anos, o Núcleo Catarinense de Decoração registrou um aumento de R$ 13 milhões para R$ 39 milhões de vendas nas lojas associadas, nas regionais de Florianópolis, Balneário Camboriú e Blumenau. No mesmo período, a associação conseguiu aumentar o número de lojas e profissionais credenciados, passando de 19 para 49 empresas. Hoje são 260 escritórios de arquitetura e decoração envolvidos, somando 1350 profissionais cadastrados.

 COMPLEXO TURÍSTICO

O Porto de Itajaí apresentou ao Conselho de Autoridade Portuária o projeto do Complexo Turístico Portuário, revitalizando o terreno da ex-Sul Atlântico de Pesca e erguendo novo píer e infra-estrutura para recepção de turistas. O Complexo terá áreas de lazer, de gastronomia, estacionamento e a Vila da Marejada, cujas construções serão temáticas e devem receber lojas de artesanato local. O Centro Histórico também será revitalizado, em projeto similar ao desenvolvido no entorno do Porto de Barcelona.

SEM IMPOSTO

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou, por unanimidade, o entendimento de que é indevida a cobrança do Imposto de Renda sobre valores de aposentadoria complementar feita em instituições de previdência privada. A decisão, que apenas confirma o que já era dotado pelos ministros, favorece aqueles que têm aposentadorias complementares.

 TRIBUNAL DEFINE

A partir de 1989, o teto da Previdência caiu de 20 para 10 salários mínimos, mas quem reunia condições para se aposentar antes disso, e contribuía pelo valor máximo, pode pedir para receber o benefício de acordo com as regras da época. O reajuste médio do benefício fica em 35%, mas o aumento pode chegar a 77%. Pela decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tem direito a essa revisão do teto quem estava apto a pedir o benefício até 2 de janeiro de 1989, o que significa ter, até aquela data, no mínimo 25 anos de contribuição. As contribuições posteriores não entram na conta. O pedido tem de ser feito à Justiça Federal.

 DÓLAR AJUDA SC

O turismo catarinense se beneficiará com a alta do dólar por duas razões: primeiro, porque os brasileiros decidiram viajar pelo País ao invés de ir para o exterior. E Santa Catarina deve ser um dos destinos preferidos, porque os pacotes turísticos, com saída de São Paulo, serão mais baratos do que os que têm o Nordeste como destino. Os vôos charters são pagos em dólar. Então, quanto mais próximo for o destino, mais barato fica. Em segundo lugar, as operadoras argentinas também já estão programando mais viagens para o Estado.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.