por Augusto Cesar Diegoli - Jornal Cruzeiro do Vale

por Augusto Cesar Diegoli

11/11/2008

RECESSÃO
Esta crise ficará registrada na história como a "insansatez de Greenspan". Foi feita pelo Fed, durante o período do dinheiro fácil e da desregulamentação financeira. Essa política criou bolhas habitacionais e de crédito ao consumidor nos EUA e em países como Reino Unido, Irlanda, Austrália, Canadá e Espanha. Agora a bolha estourou e essas economias estão rumando para uma recessão. Mas não há motivo para uma depressão ou recessão global. Há muitas economias de grande porte, como China, Alemanha, Japão e Arábia Saudita, abarrotadas de dinheiro e que não estão sobrecarregadas pelo colapso de uma bolha.

PRÊMIOS
Pela segunda vez consecutiva Santa Catarina recebeu o Prêmio Viagem e Turismo, nos segmentos de melhor destino turístico e a quarta vez seguida o de melhor resort, com o Costão do Santinho, em Florianópolis. A distinção é promovida pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, após votação popular. A premiação aconteceu no encerramento no 36º Congresso da Abav, no Rio de Janeiro.

TURISMO
A influência do Litoral na eleição de Santa Catarina como melhor destino turístico do país ficou mais uma vez confirmada: Florianópolis aparece como a segunda melhor cidade para turismo; Bombinhas foi escolhida a terceira melhor praia; o Costão do Santinho o melhor resort de praia; o Beto Carrero World, em Penha, é novamente o segundo melhor parque temático; e na região, o destaque ficou para o oitavo lugar conquistado pelo Fazzenda Park Hotel, de Gaspar, na categoria de Hotel Fazenda.

MARCA PRÓPRIA
O número de mercadorias disponíveis no varejo com marcas próprias (a marca do produto é a da loja) cresceu este ano mais de 30% em relação a 2007, segundo pesquisa com 479 supermercados e 105 farmácias, de janeiro até agora. O aumento ocorreu principalmente por conta das redes atacadistas. No primeiro semestre deste ano, 49% dos domicílios brasileiros compraram ao menos uma vez algum item de marca própria, representante um universo de 18 milhões de lares. Papel higiênico e biscoitos são as categorias com maior número de marcas próprias.

MSC CRUZEIROS
A poderosa MSC Cruzeiros, da Itália, decidiu incluir os portos de São Francisco do Sul e Itajaí em algumas de suas escalas. As duas cidades disputam a exclusividade de receber os navios da MSC, cada um com capacidade para duas mil pessoas, a partir da temporada 2009/2010. Em Itajaí, o calado é menor que São Francisco, mas em compensação o turista desce no Píer Turístico, alfandegado e específico da atividade, diferente da cidade ao Norte, onde o turista descerá no meio de contêineres e cargas gerais.

ASSÉDIO
O que mais se fala em Criciúma é o assédio que o grupo norte-americano Wall-Mart faz sobre a rede catarinense Angeloni. A oferta seria maior do que vale a rede. É assunto de todas as rodas. O Angeloni é a nona maior rede de supermercados do País. Fatura em torno de R$ 1,2 bilhão por ano.

BOLSA DE CHICAGO
Numa iniciativa do Grupo CME, que controla a Bolsa de Chicago, a Coamo, com sede em Campo Mourão (PR), foi escolhida para protagonizar uma campanha publicitária mundial de promoção da gestão de riscos de preços no agronegócio. Na campanha, o diretor presidente, o catarinense, natural de Brusque, engenheiro José Aroldo Gallassini, representa todos os clientes do grupo CME no Brasil. A peça publicitária será veiculada até dezembro deste ano no Wall Street Journal e no site da Bloomberg, nos Estados Unidos. E na Inglaterra, através do jornal Financial Times, entre outros. O título da campanha: "eu colho oportunidades a partir dos riscos".

CHOPE
O consumo de chope este ano na 25ª edição da Oktoberfest, em Blumenau, alcançou 373,9 mil litros. As cervejarias artesanais venderam 178,5 mil litros da bebida, sendo a Eisenbahn a mais procurada com 83,4 mil litros, seguida da Bierland com 47,5 mil litros. Enquanto isso, na fraquíssima Fenarreco, em Brusque, o consumo não chegou a 15 mil litros de chope.

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.