05/05/2017
Mercado financeiro
Registramos a seguir os ganhos financeiros no mês de abril, bem como os ganhos ou perdas no período janeiro a abril deste ano: Selic +0,79% (acumulado +3,84%), CDI +0,79% (acumulado +3,84%), CDB +0,79% (acumulado +3,33%), Poupança +0,50% (acumulado +2,37%), Ibovespa (Bolsa de Valores) +0,64% (acumulado +8,59%), Dólar comercial +1,41% (acumulado –2,33%), Euro comercial +3,55% (acumulado +1,45%) e Ouro +3,20% (acumulado +8,59%).
Para negativados
A promessa de dinheiro fácil fez com que 15% dos consumidores inadimplentes no país fizessem o chamado empréstimo para negativados, concedido para quem está com o nome sujo. Segundo pesquisa do SPC Brasil e da CNDL (confederação de lojistas), somente 55% analisaram as taxas de juros antes de emprestar a grana.
Drogas
O Brasil não produz, mas é o segundo maior consumidor de cocaína do mundo. A informação é do secretário de Segurança Pública do Estado, com base nos dados oficiais. Outro número alarmante: o Brasil é o maior consumidor de maconha do planeta. E Santa Catarina, pasmem, é o maior consumidor de drogas sintéticas do Brasil.
Inflação de aluguel
Conhecido como “inflação do aluguel”, o IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) recuou 1,1% em abril, com os preços do atacado em queda. O resultado foi o mais fraco da série iniciada em 1989, depois de fechar março com variação positiva de 0,01%, informa a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Em 12 meses, o índice acumulou alta de 3,37%. Na prática, isso significa que o aluguel residencial dos contratos em andamento com aniversário em maio e correção pelo IGP-M sofrerá atualização de 3,37% no seu valor. O novo valor do aluguel deve ser pago no fim de maio ou no início de junho.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).