Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Herculano Domício

29/07/2008

Surpresas I

Há três meses o prefeito Adilson Schmitt, PSB, convidava-me para visitá-lo no gabinete. Confirmei e fiz isto na terça 22. Surpreso, vi-me numa reunião de quase duas horas com 10 secretários. Bom clima. Diálogo amadurecido. Ouvi. Envolvido, falei genericamente sobre marketing, comunicação e estratégia. Surpreso, testemunhei uma prestação de contas operacional. Com ela, a inevitável queixa de incompreensão por parte de lideranças, munícipes e imprensa.

Surpresas II

Se aquela prestação de contas é real, alguma coisa falhou. E é grave. Eu a desconhecia. Quase todos os cidadãos daqui a desconhecem. O político culpa os outros. Entretanto, normalmente é o administrador quem falha na comunicação e na estratégia de execução dessa comunicação. Inventa. Despreza o óbvio. Quer ser prefeito e comunicador ao mesmo tempo. E quando os resultados não vêm, culpa os profissionais e a área de comunicação. Mas eles e ela na maioria dos casos não são autônomos. Ou seja, não têm culpa.

Surpresas III

Quando contrata ou nomeia o titular pasta, a decisão quase sempre é política, familiar, de amizade e as regras são do político como se ele fosse entendido no assunto. Confunde publicidade legal com propaganda; verba oficial com atrelamento editorial; ações com resultados; comportamento com exemplo, transparência e percepção; profissionalismo com dirigismo chapa branca, e por ai vai. Quem manda e desmanda, perde a noção tática. No final, resta se queixar. Aprendizado e estratégia? Zero! Infelizmente. Quando se percebe do erro, é tarde demais. Acordem políticos sabem tudo.

Registro I

Quinta-Feira, dia 24 de julho. Maria Alberice dos Santos, 92 anos, nascida no Barracão, ágil, feliz, lúcida, elegante e amparada na sua bengala e por sua filha Amábile, foi à Assembléia Legislativa, em Florianópolis. Foi testemunhar a posse do seu neto Giancarlo Tomelin (PSDB) na vaga do deputado titular Clésio Salvaro, licenciado para disputar a prefeitura de Criciúma.

Registro II

Vó Mini, viúva, já testemunhou a posse do seu marido João dos Santos (PSD) na década de 1940, como o primeiro prefeito eleito desta Gaspar, do outro neto, Andreone Cordeiro (PTB) no final da década de 1990, como vice, e depois como prefeito no lugar de Bernardo Leonardo Spengler, o Nadinho do PMDB. Tomelin, jovem, conseguiu 377 em Gaspar. Blumenauense, Giancarlo também é neto de Honrorato Tomelin, um pioneiro e referência na imprensa e ramo gráfico do Vale do Itajaí.

Lição I

Aos auto-suficientes candidatos, aos aprendizes de comunicação e marketing de campanhas políticas eu aponto um exemplo de atitude, transparência e resposta imediata para mostrar capacidade e conquistar a confiança do eleitor. O Democrata Barack Hussein Obama Júnior (46) num dramático embate interno ganhou o direito de disputar a presidência dos Estados Unidos por seu partido. Bastou isso se concretizar e vieram os rótulos e as dúvidas. Então o jovem, o afro-descendente e o inexperiente político foi logo taxado pelos mais velhos e os Republicanos principalmente, de que eleito, os Estados Unidos ficariam frágeis e isolados na política internacional.

Lição II

Pois bem. Obama agiu rápido e resolveu testar a sua própria capacidade de se relacionar internacionalmente antes mesmo da campanha e das eleições presidenciais contra o Republicano John Sidney McCain III (72) e assim evitar os desgastes de sempre. Retornou ontem de uma viagem bem sucedida pela Ásia, Oriente Médio e Europa. Foi recebido pelos líderes mundiais - e os jovens como os 200 mil em Berlin, na Alemanha - como um estadista por onde passou.

Lição III

Obama falou e se posicionou. Voltou com as credenciais que os Republicanos duvidavam ele ter. Tapou a boca dos adversários e dos céticos. Voltou forte. Destruiu o discurso dos Republicanos neste quesito. Um tiro pela culatra. Poderá custar caro aos adversários. Marketing, comunicação, estratégia, inteligência, capacidade e atitude sintetizam o contra-ataque bem sucedido do jovem e "inexperiente" Obama e sua equipe para dar o recado claro aos eleitores de todas as idades de seu país.

Discurso I

Enquanto isso aqui no Brasil. Na falta de idéias, projetos, capacidade, atitudes e discursos para alguns de seus candidatos, o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, resolveu dar uma mãozinha e está oferecendo como material de campanha aos seus cerca de 35 mil candidatos a prefeito e vereador uma revista produzida pela Presidência da República com o título "Governo Federal e Municípios, Cresce o Brasil".

Discurso II

A revista, de 79 páginas, foi feita em abril pela Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), sob coordenação da Subchefia de Assuntos Federativos do Ministério das Relações Institucionais. Ela pode ser acessada e reproduzida no site oficial. De acordo com a Secom, 11 mil exemplares foram impressos, ao custo de R$ 102 mil. Ao invés de se comprometer com projetos para as suas cidades, esses candidatos vão pedir votos para eles como se Lula eles fossem e com realizações e promessas emprestadas. Sobre o futuro e a sua cidade, nada. Acordem eleitores.

Ajuda

Manchetes dos jornais e tevês deste final de semana: "Um mês antes das eleições municipais, 1,4 milhão de famílias do Bolsa Família irão receber em suas casas uma carta do governo federal com a boa notícia de que,sem o risco de perder o benefício mensal, poderão disputar uma vaga num plano de qualificação profissional na área da construção civil.". Mais uma ajuda extra para os candidatos a prefeito e vereador sem projetos e compromissos para as suas cidades, mas alinhados com o governo Federal. Acordem.

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