03/06/2008
Stammtisch I
Era só o que estava faltando. O Stammtisch - o encontro dos amigos - de Gaspar ser realizado em Ilhota. Seria a suprema humilhação para os gasparenses. Isso só não aconteceu porque na última hora, a burocracia do Município de Gaspar, mudou parcialmente o seu instinto primitivo de revanchismo, vingança e resolveu autorizar o encontro no Clube de Aeromodelismo. Apostou no esvaziamento do evento, na retirada do brilho, num local isolado, na chuva - que não veio - e principalmente na comemoração de uma vitória. Vitória? Derrota? De quem? Só se for a derrota do bom senso de quem deveria estar acima desse tipo de pequenez. Acorda Gaspar. Seja feliz. E felicidade é um estado de espírito aos livres das frustrações e vinganças bobas.
Stammtisch II
Só toquei neste assunto Stammtisch depois que ele ganhou um desfecho. Não contribui com nada. Fui propositadamente omisso. Não constrangi ninguém. Não interferi. Não sinalizei. Estive completamente ausente nas palavras, atos e fisicamente. Preferi perceber o jogo. Um jogo em que todos perdem, a cidade perde. Ganha o rancor. O rancor gratuito. Agora, impõem-se vontades, como tivéssemos sob o jugo da chibata, não da Lei, da realidade, da dialética. Falta-nos um facilitador que com altivez se sobreponha as birras e as naturais dificuldades. E por esse comportamento imparcial, seja efetivamente respeitado, admirado, votado e torne-se um representante legítimo. Acorda Gaspar.
Informados
Os leitores do Cruzeiro do Vale e da coluna "Olhando a Maré" desde a edição do dia 22 de abril, não tinham mais dúvidas de que a situação da filiação do vereador e presidente da Câmara, Luís Reinert, no PDT estava legal perante a Justiça Eleitoral de Gaspar. A nota teve o título de "Esclarecido". É só conferir. Quem dá a mesma informação só agora com ares de exclusividade, é porque não está atualizado ou não tem notícia nova para os seus leitores.
Pesquisas
Essas pesquisas políticas que pululam por aí para causar confusão, impressionar desinformados e enganar ingênuos em Gaspar, podem estar com os dias contados. A exemplo dos grandes veículos de comunicação do país e do estado, o jornal Cruzeiro do Vale estuda a possibilidade de bancar e registrar na Justiça, uma série de pesquisas pré-eleitorais. O jornal aposta na credibilidade, na imparcialidade e na informação exclusiva de um líder na comunidade.
Hospital
O governo do Estado liberou na terça-feira passada, a última das três parcelas de R$250 mil para as obras do novo Hospital de Gaspar. As duas primeiras chegaram já no ano passado. Por outro lado, o novo Estatuto do Hospital foi aprovado na Assembléia do Conselho. Ele é um instrumento jurídico mais adaptado para dar mais flexibilidade à pretendida auto-sustentabilidade e gerenciamento moderno para aquele hospital. Alguns, todavia, teimam em não entender essa preocupação. Preferem as disputas. E ai os nossos filhos continuam nascendo em Blumenau. Acorda Gaspar.
Tucanos
Élio Gaspari foi o grande editor de Veja na época de ferro ditadura. É preciso falar mais alguma coisa? Da coluna que assina na Folha de S. Paulo aos domingos, destaco esta nota que publicou sob o título "Um Grande Telhado". "O tucanato já sabe que terá dois fardos para carregar durante a campanha de 2010. A mediocridade das administrações de Yeda Crusius no Rio Grande do Sul e Teotônio Vilela Filho em Alagoas, comprometerão qualquer tentativa de exibir um `modo tucano de governar´. No caso da senhora Crusius, teme-se que o escândalo do caixa dois com dinheiro das seguradoras possa queimar o seu mandato". No mesmo dia, uma manchete tucana sobre o assunto na mesma Folha: "Governadora do RS enfrenta escândalo e crise fiscal". Acabaram-se as fórmulas mágicas. O problema do Rio Grande do Sul é antigo e crônico. Igualmente, o de Alagoas. Não há mágica para resolvê-los. Tudo isso é resultado de concessões, irresponsabilidades e falta de idéias dos políticos com a sociedade. Do outro, a omissão da sociedade com as barbaridades.
Trabalhadores
Manchetes do jornal Folha de S. Paulo, dia 25 de maio: "PT pagou conta privada de Lula com dinheiro público". Outra, na mesma edição: "TSE recomenda a desaprovação das contas do PT". Se se folheia outros grandes jornais do país, ou se surfa nos sites ditos sérios, todos os dias, as manchetes e os assuntos se repetem. E dizer que este era um partido acima de qualquer suspeita! Mas, como ele é feito de pessoas e busca bisonhamente do poder, as vezes a qualquer custo, infelizmente, o PT se tornou igualzinho a qualquer outro que ele condenou no passado, tão recente.
Trabalhistas
Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical (que vive com um dia de trabalho descontado compulsoriamente dos trabalhadores todos os anos) e deputado federal de São Paulo pelo PDT, tem freqüentado as manchetes de jornais e sites de notícias com mais freqüência do que a habitual. Ele está associado a uma intermediação de verbas no BNDES, onde o seu grupo teria recebido comissões. A Polícia Federal é quem o investigou. E não é pouca coisa. Na outra ponta do noticiário, informa-se que ele e a ministra Marta Suplicy, do PT - aquela do relaxa e...- , estão conversando. O tema? Uma união para disputar a prefeitura de São Paulo. É o vale tudo na República sindicalista e dos partidos que se dizem ser reserva moral. Moral? Aos poucos o PDT vai perdendo das suas referências, suas reservas ideológicas e morais. Já se foram Darcy Ribeiro, Leonel de Moura Bizolla e recentemente, Jefferson Pérez. É uma pena.
Autorizados
O presidente Lula, presidente de honra do PT, dizem outras manchetes, resolveu dar a sua força para alianças do seu partido com os adversários PFL e o PSDB nas próximas eleições municipais. Foram 12 municípios que receberam essa deferência - por enquanto - em todo o Brasil. Em Santa Catarina, só Criciúma e Itajaí. Pelo andar da carruagem, Gaspar está de fora.
Manchetes I
Somos feitos de manchetes e discursos vazios. Estamos cansados de tributos. Cada vez mais pagamos mais para sustentar o governo. Lutamos contra. Entretanto, para cortar os impostos, primeiro é preciso enxugar a máquina administrativa, diminuir as fantasias e os gastos. No Brasil todos nós falamos e queremos isso. Os políticos que nós elegemos, durante as campanhas sempre prometem fazer isso para nós. Eleitos, mudam, riem de nós eleitores e sem nenhuma cerimônia, aprovam mais e novos impostos.
Manchetes II
Vejam e confiram as últimas manchetes do nosso noticiário: "Novo imposto será cobrado para substituir a CPMF"; "Os aliados do Governo vão garantir os votos na Câmara Federal para aprovação do novo imposto". Outra que está ai. O número de vereadores pode aumentar. Uma farra. Serão mais de oito, isso mesmo, oito mil novos vereadores. Quem paga? Nós. Não apenas o salário, as despesas de seminários que eles não fazem, as falsas diárias, nepotismo, assessores, fantasmas e muitas outras mágicas com o nosso dinheiro. Mais despesas? Tudo vai sair do nosso bolso, outra vez. Acordem eleitores.
Manchete III
Quer outra manchete e que retrata bem os partidos, os políticos e o como o Poder se locupleta no nosso país? "Cartões corporativos: CPI termina sem indiciamento e base comemora sub-relatório". Comemora? Uma vergonha. Um circo. E nós pagando para ele funcionar. E para isso trabalhamos quatro meses por ano para sustentar o governo e os políticos com os nossos impostos. E o que assistimos? Eles comandarem esse espetáculo deprimente, zombando de nós. Acorda Brasil.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).