11/04/2016
A CONTAMINAÇÃO I
O PT, o PMDB, PP, PDT, PC do B, PSD, PR, PRB, PTB entre outros de Gaspar, dizem que estarão livres da “contaminação” do desastre de pertencerem ao desastroso e agonizante governo de Dilma Vana Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva. Espertos ou ingênuos? No fundo estão temendo esta ligação como cúmplices que são. Por isso mesmo, preventivamente, apregoam que a campanha daqui será apartada dos acontecimentos nacionais como a roubalheira, a incompetência administrativa, a corrupção, a alta inflação, o desemprego, a falta de remédios e de atendimento no sistema público, as mortes por falta de médicos e socorro promovidas no plano nacional. Se pensam e agem como avestruz que acha-se escondida quando apenas enterra a cabeça na areia, erram ou mostram o caráter que lhes acompanham. Assim, estão desafiados desde já com esta cantilena, este mantra, esta ladainha beata a prosseguirem nesta procissão de que estarão livres dos castigos. As pesquisas mostram que esta contaminação existirá. Em menor ou maior grau, mas existirá. Depende – e devem temer ou se aliviar - a forma como isto será lembrado ou usado nos palanques daqui. Isso sim fará toda a diferença.
A CONTAMINAÇÃO II
O PT daqui é uma franquia nacional. Ele é comandando pelo de Blumenau, liderado por Décio Neri e Ana Paula Lima, os amigos de Lula. Persegue, mente, intimida, constrange, aparelha e se estabelece no desatino para se manter no poder a qualquer custo. Cria ou escolhe inimigos; intolerante, não admite adversários. Mesmo que fosse competente administrativamente, e não é; mesmo que fosse dado ao diálogo, e não é; mesmo que fosse dado à transparência, e não é; mesmo que fosse plural, e não é; o PT daqui por tudo que se revela nacionalmente já estaria em maus lençóis. O impacto do desastre anunciado só não será pior por aqui, por três aspectos: o medo que reina fora do PT e que quase impede alguma reação de quem se diz oposição ou minimamente discordante; o dinheiro, apesar dele ser proibido é sinalizado como fator diferencial na disputa contra os tímidos e empobrecidos adversários; e a máquina pública – também proibida pela legislação – mas que está sendo usada de forma disfarçada desde ontem, tanto que o pré-candidato é um secretário de Obras, de favores, de atendimentos a pedidos... E a Gaspar das campanhas é dado a este tipo de troca.
A CONTAMINAÇÃO III
O PMDB não está tão livre assim desta tal contaminação pelo cenário nacional. Primeiro ele é um conhecido gigolô do poder e aqui a sua história, quando no poder é algo quase irretratável. Prefere esquecê-la do que se orgulhar ou relembrá-la. Voltemos ao plano nacional. O PMDB não teve planos de governo, sempre esteve no centro dele exatamente pelas tetas. Foi assim no governo de Fernando Henrique Cardoso, PSDB; foi assim no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, PT; foi e é assim até ontem, no governo de Dilma Vana Rousseff, PT. Só desembarcou – não foram todos - porque se afogava num barco cheio de manchas, lama e dúvidas. O que está aí (desemprego, roubalheira, inflação, corrupção, falta de assistência médica...) tem a sociedade clara do PMDB, com o vice partícipe ou então criminosamente omisso, Michel Temer, presidente nacional do partido; tem a sociedade consagrada com a participação de uma penca de ministros incapazes ou que servem ao circo e até ao roubo. Mais. Isto sem falar na presidência da Câmara, com Eduardo Cunha, o que desafia às evidências, bem como com o presidente do Senado, Renan Calheiros, o que lambuzado trabalha pelo perdão do PT. Então por quais razões o PMDB de Gaspar acha que não haverá contaminação na campanha daqui? A menos de que isto seja por incompetência ou malícia, retirado dos palanques daqui pelos adversários. Esta tese da candidatura única aqui, tem a esperteza de esconder estes questionamentos. Sendo únicos a disputar, PT e PMDB esconderiam conveniente e propositadamente esta mancha do debate público.
A CONTAMINAÇÃO IV
E o que falar do PP que está junto com o PMDB na corrida de Gaspar? É o partido mais envolvido com o Petrolão; até mais do que o próprio PT que abriu os cofres do Brasil ao PP para Lula e Dilma continuarem no poder. E no caso de Gaspar não precisa ir muito longe neste assunto. Há laços muito próximos de Brasília com gente daqui que fez par com o PT na Câmara de vereadores sufocando partidos, políticos, a cidade e a imprensa. E o PDT? É o respiro do PT daqui, inclusive via o PDT de Blumenau é feito para perseguir a imprensa ou criminaliza-la no Judiciário? É o que permite que empresas saiam daqui, e na crise nacional do qual é sócio, outras não sejam atraídas. São sedentos por cargos, para os quais, não estão, não foram e não quereriam estar preparados. E este tal do PC do B? No ideário é de um partido único, de um estado autoritário, que encalacra as liberdades não apenas de ideias e expressão, mas de competir pela livre iniciativa, a que gera emprego, oportunidades, tributos... É o partido que dá hoje o sustento mais ousado para Lula e Dilma se safar da culpa do petrolão e outros, por exemplo. Usa de forma transversa e falsa, a democracia para ter voz e espaços. Entretanto, quando no poder, é uma ditadura, se estabelece na elite burocrática do estado para privilégios a poucos. Pior: em algo que não existe mais há pelo menos um século, como ideia política, econômica e prática de resultados competitivos. Isto dá bem a dimensão do que é o PT de Gaspar. Um ajuntamento de interesses e interesseiros, cujos resultados são notoriamente contra a sociedade e o futuro dela. É impossível que o que acontece no plano nacional não possa contaminar aqui pelo simples esclarecimento e exemplos deste jogo maquiavélico, que sufoca a transparência.
CONTAMINAÇÃO V
E o PSD também não estará livre do que ele faz por Dilma, Lula, o PT (e seus partidos satélites) e a podridão do poder em Brasília. Quando quase todos desembarcam, o PSD de Gilberto Kassab, o criador; de Raimundo Colombo, que continua ex-prefeito de Lages; do deputado Jean Jackson Kuhlmann, o que propôs uma sociedade com o decadente PT de Blumenau; do vereador Marcelo de Souza Brick, que se ajoelhou ao PT de Gaspar para ser presidente da Câmara; vem se revelando um bastião de suporte ao que já está morto, mas sobrevive desqualificando quem o investiga (Polícia Federal), quem o denuncia com fartas provas (Ministério Público Federal), quem julga por processo instruído e convicção (juiz Sérgio Moro, Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal Eleitoral), quem divulga diante de farto material probatório, a imprensa livre, profissional, investigativa, a que faz perguntas e a que tem vergonha na cara. Fingindo-se de limpo, o PSD demonstra um incomum apego pela sujeira de que não participou diretamente como PT, PMDB e PP na roubalheira. Incompreensivelmente, o PSD defende e dá sobrevida àquilo que é de todo condenável não apenas no plano ético e moral. Mas, naquilo que consagra na Jurisdição como se atesta pelas inúmeras provas que se colecionam para desmascarar desculpas, manobras, defesas ímpias, discursos montados, entrevistas conduzidas e contraditos sem conteúdo, alavancados principalmente por rasteiras técnicas processuais. É muito improvável que o que acontece no plano nacional não possa contaminar o discurso dos políticos daqui durante a campanha municipal deste ano.
CONTAMINAÇÃO VI
Até partidos como o PSDB e DEM devem se cuidar. Porque esta miséria que o PT, PMDB, PP, PDT, PCdoB, PSD, PTB, PRB, PR e outros estabeleceram sobre e contra nós brasileiros, que respinga em Gaspar com toda a força, tem também no PSDB, DEM e PPS parcelas ponderáveis de culpa para quem se diz oposição a este lamaçal. Foram fracos, temerosos, medrosos no papel que a sociedade lhes conferiu. Se fossem verdadeiramente fiscais e agissem como uma oposição estruturada, construída sobre princípios, esta ladroagem e corrupção sem paralelo no mundo, não teriam permitido que os políticos sem escrúpulos do PT, PMDB e PP sumissem com os bilhões de reais dos nossos pesados impostos para finalidades de poder e particular em lugar de mais escolas, mais moradias, mais segurança, mais e melhor atendimento na saúde pública, menos doenças como gripes, zica, dengue, chicuncunha, menos mortes e mais tratamento de cânceres... Mais. Os políticos envolvidos, teriam percebido a impossibilidade de praticar os crimes que praticaram contra a sociedade e que bate às portas dos mais frágeis, mais pobres com o desemprego, a inflação. Faltou combate, esclarecimento e embate. Houve um criminoso acovardamento, acumpliciamento ou omissão dos políticos do PSDB, DEM e PPS. Houve desprezo do verdadeiro exercício do mandato popular que foi conferido nas urnas para serem fiscais contra os desvios, dúvidas, erros em favor das melhorias e novas ideias. É impossível que a eleição em Gaspar se dê ignorando estes fatos e exemplos deploráveis nacionais. Aqui em Gaspar o PMDB, o PP e o PSD - que se "vestem" de oposição - não exerceram os seus papéis no governo do PT, PDT, PCdoB, PR, PRB. Ao contrário. O PSD e o PP estiveram mais próximos do que se imagina. Acorda, Gaspar!
DADOS DA PONTE DO VALE I
O “recomeço” das obras da Ponte do Vale – que por enquanto só se dá nas entrevistas de rádios e noticiário oficiais -, paradas há muito, vira e mexe, é anunciado. Como o dinheiro encurtou – ou ele não virá com aquela sobra projetada no contrato de R$ 43 milhões que se assinou há muito com a Artepa Martins - devido ao desastre do governo do PT e de Dilma Vana Rousseff; como há necessidade de se fazer alguma coisa à meia-boca para apresentar nos palanques e discursos para analfabetos, ignorantes, desinformados e dependentes, este “recomeço” poderá trazer problemas para o futuro da cidade e da obra. Pelo sim, e pelo não, a vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, PSDB, também pré-candidata à prefeitura, apresentou um requerimento na Câmara e endereçada ao prefeito Pedro Celso Zuchi, PT.
DADOS DA PONTE DO VALE II
Ela quer o prefeito Zuchi lhe ofereça o completo relatório da Ponte do Vale para que ela possa analisá-lo; quer saber das informações detalhadas no projeto referentes à ciclovia, ciclofaixa e calçadas; que saber da área total do terreno adquirido e desapropriado, com cópia das escrituras; quer informações detalhadas sobre a alça de acesso à Ponte do Vale (que ela solicitou, fez audiência pública para discutir com a comunidade e a prefeitura deu de ombros) para os veículos, pedestres e ciclistas, provenientes das ruas Geral Poço Grande, Pedro Simon e adjacências e José Junkes; quer informações detalhadas sobre a alça de acesso à Ponte do Vale pela Margem Direita, bem como o acesso desses veículos, pedestres e ciclistas às Ruas Geral Poço Grande, Pedro Simon e José Junkes.
DADOS DA PONTE DO VALE III
Como tudo se enrola em conversa mole, e para o futuro prefeito poderá sobrar uma obra mal feita, inacabada, em desacordo com os projetos e muita dívida para pagar, a vereadora quer saber do documento assinado pelo DNIT, assumindo o compromisso de construir as alças de acesso dos bairros para a ponte; bem como do destino que será dado ao barro que está sendo retirado do morro onde será construído o acesso para a BR-470; e informações sobre a existência de projetos no que se refere ao Impacto Ambiental e Impacto de Vizinhança para não ter o mesmo susto que teve quando foi surpreendida por este tema na recente reunião com os moradores dos arredores do mortífero km 40 da BR-470 (do loteamento das Casinhas de Plástico e La Terra) tiveram na conversa com o inspetor Loes, da PRF. Ali descobriu-se que o perigo nasceu e prosperou exatamente porque a prefeitura de Gaspar foi omissa no estudo de impacto de vizinhança. Acorda, Gaspar!
TRAPICHE
Circo, irresponsabilidade ou enganação? O PMDB e PP se uniram para ser oposição ao PT na busca da prefeitura de Gaspar. Legítimo. Entretanto, esta legitimidade se esfacela quando não buscam saber o que vão encontrar se ganharem a prefeitura. Muitos não entendem este silêncio.
Circo, irresponsabilidade ou enganação? O PSD diz que quer ser candidato a substituir o PT na prefeitura de Gaspar. Mas, com medo de enfrenta-lo e comprometido nas trocas que fez, apoia nos bastidores o governo petista. Uma parte já está no PSB com Giovano Borges, que com o PDT e PT luta por indicação do vice na chapa petista, que nos três mandatos foi pura.
O Corpo de Bombeiros Militar que ocupa hoje o imóvel alugado junto a Círculo, quer um lugar próprio para ser chamado de só seu. Um ofício do Comando 3º Batalhão dos Bombeiros Militar assinado pelo 1º Ten BM Rodolfo Silveira Rodrigues pediu à Câmara o terreno que é dela e que ela diz ser pequeno para construir o prédio da sede própria lá.
Fazem bem os bombeiros. Estarão numa área melhor para o atendimento estratégico do município, deixarão de pagar aluguel e provarão à Câmara que possuem mais atitude do que ela, que nem construir uma sede própria consegue. O ex-presidente Marcelo de Souza Brick, PSD, fez um ensaio. Desistiu.
Manchete do portal Cruzeiro do Vale, o mais antigo, o mais atualizado, o mais acessado e o de maior credibilidade dão o retrato da cidade. "Obra de cobertura de quadras de escola de Gaspar está um ano atrasada". O responsável é o governo de Raimundo Colombo, PSD.
Manchete do portal Cruzeiro do Vale. "Com projeto suspenso, dança de Gaspar fica fora do Festival de Joinville". Perseguição política a quem fez sucesso e não se ajoelhou ao governo petista local.
Manchete do portal Cruzeiro do Vale. "Senai abre mão de terreno doado pela prefeitura de Gaspar". Efeito da crise econômica gerada pelo governo do PT e de Dilma Vana Rousseff. Qualificar mão de obra se as fábricas estão fechando e não há perspectivas reais de se reverter este quadro a curto prazo?
Manchete do portal Cruzeiro do Vale. "Prefeitura encaminha projeto para regularizar as feiras livres de Gaspar". E por que isso? Porque a administração insistiu no que a lei impede e proíbe. Desafiou o Ministério Público e tentou politicamente jogar a culpa nos adversários. Não pegou. Teve que se enquadrar e voltar a trás. Quem perdeu? Os feirantes, produtores rurais e clientes.
Manchete do portal Cruzeiro do Vale: "Samae de Gaspar divulga novos preços de serviços e tarifas após reajustes". É para cobrir a inflação do PT e da errática política econômica de Dilma Vana Rousseff, que atinge os mais pobres.
Manchete do portal Cruzeiro do Vale: "Farmácia Básica: falta de remédios ainda é um problema". Ou seja, dinheiro dos nossos pesados impostos para comprar votos para se manter no poder, o PT, Lula e Dilma possuem. Agora para os remédios básicos para as doenças dos pobres a quem dizem defender e deles buscam votos pela enganação...
Paulo Fillipus, morador do Belchior e integrante do Movimento Brasil Livre, foi a Brasília. Foi acompanhar a votação do impeachment da presidente Dilma Vana Rousseff. Ele já esteve acampado na Esplanada dos Ministérios na segunda quinzena de Novembro como parte da "Marcha da Liberdade" (de São Paulo a Brasília) feita pelos movimentos contra a corrupção. CUT, MST, MTST promoveram um enfrentamento para fazer o pessoal correr de lá.
Mais uma pizza. O agente Pedro Silva, da Ditran, fez um interessante e cidadão requerimento à Câmara de Vereadores. “(...) venho por meio deste solicitar informações do porquê o município de Gaspar não abriu processo administrativo aos servidores: Jackson José dos Santos, Pedro Paulo Domingos, Scheila Sabrina Lana Cardoso e José Lorival Lana. Já que os mesmos foram acusados pelo Ministério Público de Santa Catarina ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina no processo Nº 0900022-56.2016.8.24.0025 pelo uso indevido de veículos públicos ". Solicito a Vossa Excelência [presidente da Câmara, a quem foi endereçado o requerimento] que proceda com Ação de Responsabilidade aos gestores pelo ato de prevaricação".
O requerimento do agente Silva foi enviado para a análise na Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara.
Então veja qual a chance de o requerimento prosperar. O presidente da Comissão é o cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, Antonio Carlos Dalsochio, além de Daniel Fernandes dos Reis, PT, A esperanças estão nos votos de Ciro André Quintino e marli Iracema Sontag, ambos do PMDB.
Doente ou recuperada, a vereadora licenciada Ivete Mafra Hammes, PMDB, já decidiu que não concorrerá em outubro. Abriu mão do seu reduto para o ex-secretário de Saúde do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, Francisco Hostins Junior, hoje filiado ao PMDB.
O Anel de Contorno de Gaspar ganhou novos contornos. Antes ele era apenas um assunto aqui na coluna na trama que Blumenau fazia para usurpá-lo nas verbas já previstas no Orçamento do governo do Estado. Agora, ele ganha novos defensores, pais, padrinhos e até manchetes em outros veículos. Ao menos se tornou uma discussão da cidade. E isso é bom, muito bom.
Então o PT e o prefeito Pedro Celso Zuchi resolveram desqualificar o projeto e a possibilidade dele se tornar real nas vias alternativas que se discute implantá-lo. A ideia favorece a mobilidade interna dos gasparenses. Integra a cidade. Zuchi foi à Rádio 89,7 na semana passada e descascou a lenha. Como não consegue entregar as suas obras, não quer que outros façam pelos gasparenses. Esta é a política que atrasa a cidade, feita de donos. Ainda vou explicar nos detalhes este assunto. Acorda, Gaspar!
A sessão da Câmara de Gaspar hoje está em clima de quase recesso por causa da discussão do impeachment presidencial. Quem revela isso? A pauta prá lá de vazia.
Perguntar não ofende. Gaspar tem o seu José Carlos Bumlai que não cuida apenas de bois para políticos? Acorda, Gaspar!
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).