Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

27/11/2021

Saúde manca I

O Hospital de Gaspar sempre em perpétuo socorro - aquele que não tolera que se aponte seus males para proporcionar à sua própria cura em favor da sociedade gasparense,  e principalmente aos mais vulneráveis - lavou a minha alma mais uma vez nos números que ele próprio ofereceu ao um requerimento do vereador da base de governo de Kleber Edson Wan Dall, MDB, o Amauri Bornhausen, PDT. Eu - e a rádio comunitária Vila Nova somos os únicos - estranhamente, que estou trabalhando este assunto na imprensa local. O governo, o hospital, a secretaria de saúde e até professionais clínicos e gestores, excomungam-nos, como sempre, e tentam colocar o vereador no pau-de-arara, - apesar de ele não ter mais pernas para isso por ser cadeirante -, para evitarem desgastes e provas contra os poderosos no mando na cidade.

Saúde manca II

O Hospital é culpado? É por tudo o que já se escreveu aqui, e muito, nestes últimos dias nesta coluna e no blog www.olhandoamare.com.br - líder em acessos, sem impulsionamentos, sem patrocínios, sem rabo preso - somente com base nos discursos de Amauri e seus dados, todos, mas todos, repito, oferecidos pelo próprio Hospital. Agora, orientado pelos “çábios” que habitam e usufruem do governo, o Hospital - sem missão, como acentuou o vereador -  quer se desfazer deles, como se isso fosse fácil e possível. Não vou me alongar neste ensaio. Mas, olhem atentamente esta ilustração que permeou à apresentação do vereador Amauri na sessão desta terça-feira. O problema é bem maior do que o Hospital: é a Saúde como um todo. Também, pudera, tocada por sucessão de curiosos...

Saúde manca III

O que nos revela este slide? Nada além daquilo que venho escrevendo há anos e os leitores e leitoras daqui estão carecas de saber. Incrivelmente só não sabem os políticos e quem eles escolhem para supostamente corrigir este equivoco, este gargalo, esta prioridade gerencial para mudar os resultados pífios ou viciados em favor da sociedade. O slide ratifica que se falha primariamente nos postinhos de saúde dos bairros - e Centro -. E por conta disso, o Pronto Socorro do Hospital virou um simples ambulatório socorrendo os defeitos destes postinhos, gerando desgastes, queixas e intenso serviço com baixa remuneração ao Hospital. No outro lado, naquilo que torna o Hospital referência, querido, procurado, daria supostamente um up grade na sua imagem e melhoria a remuneração da prestação de serviços mais qualificados, capaz com isso de diminuir os custos gerais e o desiquilíbrio econômico, há uma ociosidade impressionante. Então? É preciso escrever mais? O próprio Hospital desenhou o seu próprio problema para a população. Infelizmente os que o usam politicamente e poder, teimam em não o corrigir. Será por quê? Acorda, Gaspar!

TRAPICHE

Então quer dizer que os moradores da Margem Esquerda fizeram um protesto sábado passado para pedir pela vida que está sob risco na travessia duplicada da BR 470 e não apareceram o prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB, o vice Marcelo de Souza Brick, PSD, onze dos 13 vereadores?

Quando escrevo que este interesse dos políticos e poderosos pelo povo de Gaspar é algo interesseiro e imediato pelos votos, todos praguejam. Mas eles próprios dão a senha e as provas da sanha politiqueira. Vergonha.

Só para lembrar aos sem memória de sempre. Um dia o ex-prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, levou o seu staff e montou um circo no trevo da Hercílio Fides Zimmermann, a única saída que tínhamos com a BR 470. Havia morrido crianças e uma professora que nem daqui era, mas sabia que mais cedo ou mais tarde, isso seria fatal para os daqui.

Conseguiu um arremedo de trevo alemão. E não estava em campanha política. Contei isso em detalhes no blog www.olhandoamare.com.br em SE DEPENDER DOS POLÍTICOS TEREMOS MAIS MORTOS E MUTILADOS NA TRAVESSIA DA BR-470 DUPLICADA EM GASPAR

Esta semana, fez 13 anos daquele novembro onde conhecemos o pior evento climático severo que resultou em 135 mortos na região, e o foco se deu em Ilhota. Depois das grandes enchentes de 1983 e 1984 nada se viu igual. Melhorou a nossa consciência e o que está se perdendo com o tempo?

E no centro de tudo isso, estão os políticos, que estão afrouxando regras preventivas, permitindo a reocupação de áreas geologicamente consideradas de risco. Novamente, como no caso do protesto da BR-470, vidas para essa gente valem pouco. E ainda vão aos velórios como carpideiras lamentar o ocorrido.

Os bolsonaristas que imitam o lulismo, insistem em afirmar que o ex-juiz Federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Fernando Moro, é um traidor. As primeiras pesquisas provam exatamente o oposto. Ele não traiu os que são contra a corrupção e votaram em Bolsonaro achando que ele ia combatê-la.

Quando os bolsonaristas tentam colar como único defeito em Moro a traição, sabem que ele ajudou a eleger o presidente que a partir desta terça-feira estará no Centrão do PL do condenado e preso no mensalão petista, Valdemar da Costa Neto.

Quanto a Luiz Inácio Lula da Silva, PT, é por enquanto é o faroleiro que contava vantagens a ser batido o que elogia ditaduras desde que sejam de esquerdas, que igualmente quer a imprensa calada e o judiciário sob a sua guarda. Todos sabem do que ele é capaz fazer postes e afundar o país.

 

 

Edição 2030

 

Comentários

herculano
27/11/2021 08:15
Olá

No blog www.olhandoamare.com.br e que você pode acessar do seu próprio celular ou então do link acima, eu explico em mais detalhes este caso do Hospital de Gaspar

Obrigado pela leitura, confiança e liderança

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.