Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

28/08/2021

Vade retro jacaré I

Isso pode dar uma boa letra de samba. E quando a letra é boa, ela toma às paradas de sucesso, e não é por causa do ritmo. É porque ela desenha alguma coisa que encanta ou fere à nossa alma, como sublinha o poeta. Há anos que a área da Saúde em Gaspar é um amontoado de trapalhadas e contra o cidadão comum, o mais pobre, o que precisa, o que sofre. No primeiro mandato do prefeito eleito Kleber Edson Wan Dall, MDB, quatro secretários diferentes e até um interino acumulando duas secretarias, passaram por lá, como foi o caso do superpoderoso e prefeito de fato, presidente do MDB daqui e titular da secretaria de Fazenda e Gestão Administrativa, Carlos Roberto Pereira, autorizador mor das despesas do município.

Vade retro jacaré II

No segundo mandato de Kleber a indicação coube a primeira dama, Leila. A titular Silvania Jonoelo dos Santos, é uma recitadora de versículos, orientadora de autoajuda e “recadista” de moralismos. Tropeçou aqui e ali, mas vai se safando devido aos laços fiéis. Vamos tirar o Hospital desse conto. É é um caso à parte, até porque não se sabe bem quem é de verdade o dono dele. Então vamos à vacina contra a Covid-19. Toda a análise deveria ficar só no Painel da Covid do site oficial da prefeitura. E todos os números estão lá. Acessem-no. Ele, pela marquetagem dos poderosos, foi eleito como o melhor, o mais atualizado e mais amigável possível aos curiosos da cidade. Ali, entretanto, já mostrei outras vezes, que o número de vacinas e de vacinados se destoam. Já mostrei também que os números de mortos se conflitam nos press releases e o boletim epidemiológico do estado. É repetido. Então é propaganda enganosa. É a tal transparência translúcida.

Vade retro jacaré III

Escrevi ainda que, enquanto outros municípios estampavam o nome dos que recebiam a vacina (primeira e segundas doses), por aqui, só quantidade e como registrei anteriormente, desencontradas. Na semana passada voltei a este assunto no blog www.olhandoamare.com.br o mais acessado, sem ferramentas e grana de impulsionamentos. Escrevi: gasparense vai a Arena Multiuso para receber a segunda dose da Astrazêneca. Vai sem o cartão da primeira dose. Errado. Devia tê-lo. Mas, isso é facilmente suprimido e checável num ambiente organizado. Então por isso, ingenuamente, o gasparense pergunta pelo controle da secretaria de Saúde de Gaspar. Devia estar lá o nome dele na lista de que o “esquecido” tomou a primeira dose e que é merecedor da segunda. Nada. Desculpas esfarrapadas.

Vade retro jacaré IV

Argumentação dos vacinadores e controladores da prática: perderam todas as listas de vacinação anteriores a julho, bem como os dados armazenados num celular. Como é que é? Celular? Eu sempre escrevi - e sou constantemente praguejado por isso e outras pelos políticos, espertos e poderosos de plantão -, de que havia um descontrole nesta área. Havia muita marquetagem e paga, como a da foto que ilustra este artigo, em algo urgente, humanitário, necessário, com prioridades, que deveria ser controlado e dado transparência ampla como ato de cidadania.

Vade retro jacaré V

Pois para completar esta pantomima de transparência e organização, um servidor público municipal, depois de ler o meu blog e prestes a receber a segunda dose da Pfizer, foi ao site do SUS. Você pode acessá-lo baixando o aplicativo no seu smartphone https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.cnsdigital . O nome dele não constava lá até a edição desta coluna ontem, quinta-feira pela manhã. Para quem começou fazendo mutirão de vacinação só para se tornar notícia regional e estadual, mas fez isso escolhendo exatamente um ponto de triagem de doentes e possíveis contaminados, não poderia se esperar coisa melhor. Um espanto! Entendo a raiva que esse pessoal demonstra contra este espaço e à fúria para me calar. Erram a rodo e ainda querem docinhos? Está na hora de se passar um pente fino neste e outros assuntos da saúde pública de Gaspar. Vade retro Jacaré!

Vade retro jacaré VI

E para encerrar. Um outro leitor meu, com medo de ser perseguido e até processado - só para se ver o clima de terror instaurado no atual governo de Gaspar -, procurou-me. Ele me mostrou que no mesmo aplicativo do SUS, ele aparece como vacinado com a Coronavac no dia quatro de fevereiro. Mas, a segunda dose que tomou 21 depois na Policlínica e não no Hospital de Gaspar, como consta do registro nacional da primeira dose, não está registrada até hoje. Ou seja, os dados da vacinação de Gaspar estão comprometidos na obrigatória integração e controle no sistema nacional como deveriam estar. A única prova do vacinado é o papelinho. E esse negócio de armazenar os dados num aparelho celular e depois ele ser dado como perdido? Precisa ser melhor explicado, diante de tanta complexidade e gastos nas área de informática da prefeitura de Gaspar. Tem razão o presidente Jair Messias Bolsonaro, sem partido, quando insiste em montar uma CPI para arrolar estados e municípios. Entende-se bem a razão da gritaria de prefeitos e governadores. A CPI do Senado mostra bem o porquê disso tudo: falta transparência naquilo que é mínimo. Acorda, Gaspar!

 

 

Edição 2017

Comentários

Herculano
01/09/2021 07:59
Ao Zé da Moralidade

A saída de Carlos Roberto Pereira já estava decidida e não é de agora. Tanto que ele tinha feito uma despedida melosa na última reunião do MDB, acontecida na Sociedade Alvorada

Eu registrei no bolg www.olhandoamare.com.br e nesta coluna

O problema é que a imprensa de Gaspar perdeu a liberdade e até a coragem para tratar este tipo de assunto óbvios, e que circulam fartamente nos aplicativos de mensagens e até nas redes sociais.

O poder de plantão a amordaçou com migalhas. Agora, com a saída de Roberto, talvez mude. Mas ais seus, ele continua a dizer que só não terá a caneta na mão. A conferir.Acorda, Gaspar.
Ze da Moralidade
31/08/2021 18:37
Começou a derrocada dessa administraçao, Roberto Pereira saiu antes do barco afundar e tem mais gente com o rabo preso, seus indicados tambem devem abandonar o barco principalmente seus parentes e o minimo que se espera MP neles.
Herculano
28/08/2021 16:53
ESTE ASSUNTO ESTÁ ESPICHADO NO BLOG LÍDER EM ACESSOS WWW.OLHANDOAMARE.COM.BR

O ACESSO PODE SER FEITO DIRETO DO SEU SMARTPHONE, TABLET E DESKTOP, OU ATRAVÉS DO LINK ACIMA

HÁ OUTROS COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES, QUE NÃO SÃO EXCLUSIVAS, ESTÁ NA CARA DE TODOS, MAS VOCÊ NÃO ENCONTRA NA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

NO BLOG VOCÊ PODE DAR OPINIÃO E ATÉ DIALOGAR COM O BLOGUEIRO

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.