A intolerância à lactose nos gatos domésticos - Jornal Cruzeiro do Vale

A intolerância à lactose nos gatos domésticos

21/08/2015

Os gatos domésticos (Felis catus), são geralmente associados ao leite. Porém, por incrível que pareça, eles não gostam da bebida tanto assim.

Quando filhotes, eles precisam do leite para sobreviver. Mas, quando desmamam, a grande maioria dos gatos se torna intolerante à lactose (o açúcar do leite). Isso acontece devido à incapacidade de produzir certa quantidade de enzimas lactase, que é abundante no nascimento e vai diminuindo conforme o crescimento, causando desconforto na hora de ingerir leite.

O consumo de leite pode desenvolver sérios problemas de saúdes nos gatos. A bebida permanece no sistema digestivo, provocando um processo de fermentação, que causa inchaço, gases e diarreia. No entanto, já são produzidos leites especiais sem lactose para gatos.


Mito ou verdade ???

Todo gato de três cores é fêmea?
- Você já deve ter escutado isso de sua avó ou de sua mãe. E é verdade! Isso acontece porque o gene que determina se o gato vai ser preto ou laranja está no cromossomo X. As fêmeas são XX, e os machos são XY. Por terem só um X, ou eles são preto ou laranjas. O branco surge de um gene dominante.

- Em raríssimos casos existem os gatos machos de três cores. Isso acontece devido a uma síndrome chamada Klinefelter, que forma os genes XXY, podendo ser preto e laranja juntos.

 

Edição 1712

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.