04/11/2016
O Molothrus Bonariensis, ou Chupim, como é popularmente conhecido, é um pássaro nativo do Brasil, conhecido como aproveitador pelo seu hábito de colocar ovos no ninho de outras aves. O macho se distingue da fêmea por ter um reflexo metálico azulado quando o sol bate em suas penas. É uma ave migratória, que desaparece na época de inverno e reaparecendo no verão.
Durante o período de sua reprodução, ele não faz ninho: se aproveita de outros ninhos. No descuido dos donos, a fêmea rapidamente coloca seus ovos para que a nova mãe possa chocar, criar e alimentar seus filhotes. O filhote de chupim nasce antes dos ovos legítimos e se desenvolvem mais, por isso a maioria dos filhotes morrem, restando somente o chupim, que cresce mais do que a mãe adotiva.
Por isso, o Chupim acabou virando sinônimo de aproveitador. São diversas as espécies parasitadas por essa ave. Mas, a mais comum de se ver alimentando um filhote de chupim é o Tico-tico, Currequinha, Cardial e Tiê, entre outros.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).