Adoção: a nova vida de Pretto - Jornal Cruzeiro do Vale

Adoção: a nova vida de Pretto

07/08/2015
Adoção: a nova vida de Pretto

Por Jean Laurindo

Há um ano, o casal Jéssica Cristina Lamin, 24 anos, e Thiago Junio, 28, de Ilhota, tem uma nova companhia. Em 2 de agosto de 2014, os dois passeavam pelo Centro de Gaspar quando avistaram uma feira de adoções da Agapa, a associação de proteção animal da cidade, no Coreto Municipal. ?O primeiro cachorro que vi foi o Pretto. Parei na frente dele, fiz um carinho e me abaixei para ver os filhotes, mas nessa hora ele puxou minha blusa para que eu continuasse ali. Na hora eu disse: ?é esse??, recorda.

Desde então, segundo Jéssica, a chegada de Pretto só trouxe alegrias à vida do casal. O aniversário de um ano de adoção foi comemorado no último domingo, dia 2, com direito até a bolo de petisco. Jéssica conta que, embora seja castrado, Pretto não é dos cães mais quietos, mas que a energia dele só contagiou o casal ao longo do último ano.

?Ele é um cachorro de porte médio para grande, de pelo preto, e quando o adotamos já tinha oito meses. Segundo as ONGs, isso costuma diminuir as chances de adoção. Mas para nós foi uma alegria muito grande e a adaptação foi muito fácil. Digo sempre que não somos nós que escolhemos o animal, e sim o animal que nos escolhe. A adoção é o caminho?, afirma.

fotopg21abre4GG.jpg

A importância da posse responsável

Gestos como o de Jéssica, em que o animal é adotado e continua recebendo carinho e cuidados, mostram a importância da adoção, tanto para o animal quanto para quem o adota. No entanto, em alguns casos histórias menos felizes acontecem com os animais. Por isso, a posse responsável é vista com fundamental para evitar que os pets voltem a passar por problemas após ganhar uma nova família. ?Essa é uma das principais preocupações da nossa associação. Promover a conscientização das pessoas para o comprometimento com o bem-estar de seus animais?, alerta a secretária da Agapa, Gabriela Dalsochio

Saiba +

- Lembre-se de que o tempo médio de vida de cães é de aproximadamente 12 anos;
- Adote pets de abrigos em vez de comprar por impulso;
- Cuide da saúde física e psicológica do animal com abrigo, alimento, vacinas, consultas veterinárias, banho, exercícios e, claro, muita atenção e carinho
- Evite crias indesejadas e procure optar pela castração