Pets em dia com a balança - Jornal Cruzeiro do Vale

Pets em dia com a balança

09/10/2015
Pets em dia com a balança

Não apenas nos seres humanos que a obesidade causa doenças e riscos à saúde. Para cães e gatos, a situação é a mesma. Uma dica que alguns profissionais costumam dar para saber se o cachorro está ou não acima do peso é acariciar a região do tórax do animal. Caso não seja possível sentir as costelas, o risco de sobrepreso existe.

As razões para o excesso de peso nos animais pode estar no fato de oferecer comida de humanos em excesso, exagerar nos petiscos ou não praticar exercícios com os cães. Para mudar essa realidade, atividade física e alimentação balanceada, com rações light ou terapêuticas, podem ser os caminhos a serem seguidos. Lembre-se: consultar o médico-veterinário regularmente é fundamental para monitorar o peso e a saúde do animal, identificar as causas do sobrepeso e checar se as atitudes como prática de exercícios e alimentação estão de acordo e não trarão prejuízos ao animal.

Apesar da grande crença popular, a castração nem sempre é responsável por um aumento de peso do animal. Seja para cães ou gatos, a dica para os donos é aumentar o estímulo à prática de exercícios. Brinquedos, passeios e caminhadas diárias podem ser a chave para evitar aumento de peso após procedimentos cirúrgicos. Segundo estatísticas, um terço dos cães de estimação sofrem por estarem acima do peso e o problema afeta mais as fêmeas do que os machos. Entre os riscos do excesso de peso para os animais está o risco maior em cirurgias, o agravamento de doenças de articulação e o possível desenvolvimento de problemas respiratórios, cardíacos e até diabetes.

 

 

Edição 1719