O típico ?jeitinho brasileiro?, de tirar vantagem em todas as situações, é conhecido em todo o mundo e pode ser percebido na população de Gaspar e região na manhã desta segunda-feira, quando uma carreta carregada de leite tombou na BR-470 e pessoas apareceram de todos os lados para ?pegar? a carga, que não havia sido liberada e pertencia à empresa lesada. Nas mãos, no colo, no carro, na carretinha e até na Van. As formas de carregar foram variadas e foi uma grande disputa para ver quem podia levar mais leite para casa. Teve carro que veio de Navegantes para pegar a carga.
O fato chama a atenção para a falta de caráter de muitas pessoas. Não é que a carga fosse ser reaproveitada pela empresa, que com certeza daria um jeito em dar destino certo ao material. Porém, a carga não estava liberada, pertencia à empresa e foi roubada pela comunidade. Um ato que deve ser considerado crime, e que saiu impune devido à demora da polícia em aparecer no local.
Chega a ser lamentável a situação. De um lado uma polícia que demora para agir. De outro, uma população oportunista. Que vê na falta de ação da polícia e em um trágico acidente uma forma de ?se dar bem?.
Vergonha é o que deveriam sentir estas pessoas, pois pegaram o que não era seu e saíram contando vantagem. Atitude bem parecida com a de muitos políticos de todo o país e de todas as esferas governamentais. Está aí a prova de que é preciso repensar a formação do caráter da população brasileira. Afinal, tirar vantagem em todas as situações não é uma atitude louvável, em nenhuma circunstância ou situação.
edição 1298
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).