O Cruzeiro do Vale mostra nesta edição o resultado de uma iniciativa pessoal capaz de fazer a diferença para toda uma comunidade. O presidente da Associação de Pais e Professores, APP, da escola Arnoldo Agenor Zimmermann, no bairro Bela Vista, Leocir dos Santos Moreira, arregaçou as mangas e pintou, juntamente com familiares, a quadra de esportes da instituição de ensino, que há quatro anos aguardava por essa melhoria.
Leocir, que trabalha no ramo, conseguiu o apoio de uma fornecedora de tintas especiais para espaços esportivos e, cansado de recorrer ao governo e ver a necessidade da escola esbarrar na burocracia, resolveu pôr a mão na massa. Em aproximadamente três dias concluiu a pintura da quadra, com cores específicas delimitando as marcas de basquete, handebol, futsal e vôlei. Quando comparado com o concreto puro que compunha o cenário da quadra antes da pintura, o resultado impressiona.
Mais do que melhorar a situação dos alunos e jovens que fazem uso do espaço esportivo, a atitude dos líderes da APP do Arnoldo Agenor Zimmermann é simbólica. Mostra que a população às vezes pode, por conta própria, desprender-se das amarras que as gestões públicas impõem às necessidades do cidadão e fazer a diferença para uma comunidade. Cada um na área que conhece mais, da maneira que pode, mas sem se entregar a pretextos ou jogos de empurra.
Esse caminho parece se fortalecer na medida em que se percebem as limitações das instituições e a autonomia cada vez mais restrita do Estado. Em função disso, ainda que a nefasta carga de impostos do país seja desproporcional ao serviços oferecidos, é possível encontrar esperança em gestos como o registrado no Bela Vista, em que a comunidade encontrou a saída e resolveu o problema sem depender de ninguém.
Edição 1491
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).