Com base no sucesso de experiências como o Outubro Rosa, que conseguiram despertar a atenção da maior parte da sociedade para problemas graves como o câncer de mama, a violência no trânsito também ganhou espaço entre as campanhas de conscientização. O movimento Maio Amarelo busca aumentar a conscientização entre os motoristas, pedestres e ciclistas para a necessidade de uma conduta responsável para reduzir os impactos drásticos e a alta mortalidade do trânsito brasileiro.
Coincidência ou não, a iniciativa, que terá ações também em Gaspar e região, ocorre um mês após os graves acidentes registrados na BR-470 no início de abril, que deixaram seis mortos e impressionaram quem testemunhou as graves colisões. Embora problemas estruturais brasileiros como a necessidade de duplicação da rodovia e a fiscalização ineficiente tenham sua parcela de culpa nessas tragédias, não há como esconder que a imprudência e a irresponsabilidade dos condutores elevam e muito o risco à vida dos motoristas que precisam cruzar as rodovias da região.
Não há como negar que a iniciativa vem em boa hora. A missão de conscientizar os condutores, contaminados por anos de hábitos de imprudência, é árdua, mas necessária se realmente desejarmos um trânsito mais seguro para nós, nossos filhos e netos. Cabe a cada um de nós aproveitar o ensejo de iniciativas deste tipo para redobrarmos nossa atenção e nossa responsabilidade quando estivermos ao volante, nas ciclovias ou nas calçadas. Se fizermos nossa parte já estaremos com mais da metade do caminho percorrido.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).