Local de moradia de gente honesta e trabalhadora, mas também refúgio de pessoas envolvidas com a criminalidade, a localidade Jardim Primavera, no bairro Bela Vista, passa por obras de urbanização, iniciadas no final do primeiro semestre deste ano. As ações envolvem drenagem e pavimentação de ruas, construção de praças e de um galpão para a geração de trabalho e renda, e ainda a edificação de um residencial do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, que já tem um dos blocos em fase adiantada de construção.
Desde antes do início das obras até agora, quando a comunidade continua sendo afetada pela execução dos trabalhos, a urbanização do Jardim Primavera causou debates acalorados com os moradores da localidade. Ainda nesta etapa da obra os líderes comunitários defendem um espaço maior para as sugestões de quem conhece e mora na localidade, o que poderia aprimorar ainda mais os benefícios obras, segundo os moradores.
No entanto, o horizonte que se abre sobre a comunidade após a conclusão das obras de urbanização é promissor. A torcida que fica é para que a maior participação do Estado, enquanto governo, na vida dos moradores daquela localidade possa representar melhoria nos índices sociais, mais oportunidades para os jovens e a consequente redução na criminalidade que este cenário costuma trazer. Para alcançar estas conquistas, no entanto, é preciso que a obra continue evoluindo, com espaço para as contribuições dos moradores e planejamento paralelo de trabalhos comunitários e de fortalecimento da educação, ingredientes indispensáveis para qualquer projeto de recuperação de localidades carentes.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).