A Câmara de Vereadores de Gaspar recebe nesta terça-feira, 28, um requerimento do vereador Jaime Kirchner (PMDB), assinado pelos demais parlamentares, propondo que uma vez por mês um secretário ou presidente de autarquia do município compareça à sede do Legislativo para uma espécie de prestação de contas das ações do Executivo, que serviria também para os legisladores tirarem dúvidas e buscarem esclarecimentos diretamente com os chefes das pastas, sem precisar recorrer a requerimentos.
A proposta agrada vereadores da oposição, é vista com ressalva pelos que compõem a base, mas na realidade pode contribuir com a sonhada transparência e a proximidade entre os poderes, tão defendida pelos diferentes atores do processo democrático. Com sessões mensais destinadas à prestação de contas das ações de cada secretaria ficaria mais fácil identificar em que áreas o município caminha a passos largos, onde o desenvolvimento está mais travado, além de identificar as causas desses fenômenos e poder contribuir com a evolução da cidade como um todo.
Não obstante, a iniciativa talvez contribua para amenizar a enxurrada de requerimentos que a nova legislatura vem apresentando nos primeiros meses de trabalho. A maioria deles é destinada a órgãos do próprio Executivo, solicitando informações e dados sobre projetos que podem ser melhor detalhados em reuniões entre o próprio Executivo e os vereadores. No entanto, inicialmente esse processo precisa ser bem conduzido, com bom senso, e, num segundo momento, as reuniões precisarão ser bem conduzidas para tirar o melhor proveito possível dos encontros entre os responsáveis pela gestão e pela fiscalização das ações do município.
Edição 1492
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).