Belchior separatista? - Jornal Cruzeiro do Vale

Belchior separatista?

27/02/2009 09:04

Matéria do Jornal de Santa Catarina do último dia 23 de fevereiro dava conta que havia uma onda de separatismo no Belchior. Que a população buscava como alternativa virar um distrito de Blumenau, que seria melhor em virtude da proximidade geográfica e outras justificativas menos palpáveis. A coluna Chumbo da edição 1070 repercutiu o fato, que ganhou ainda uma reportagem especial nesta edição. O fato é que, chegando ao local, nossa equipe de reportagem apurou os fatos, conversou com lideranças, moradores, escutou reivindicações e lamentações, mas não se pode afirmar que há uma vontade separatista no Belchior. Mas, então, o que teria motivado essa onda de descontentamento por parte dos moradores da localidade?
Primeiro, tem a questão mais forte envolvida, que é o caos em que se transformou o bairro depois dos deslizamentos provocados pela enchente de 2008. Intimamente ligado a este fato, está a ausência das máquinas da Prefeitura e uma clara política de reconstrução da localidade. Os moradores, principalmente os empresários, sugerem uma discussão com a comunidade, um plano de ações, uma atitude que possa ser entendida como preocupação efetiva com as condições do bairro.
Sem essa postura, sem esse comprometimento - que pelo que vimos não está claro para os habitantes do Belchior - a impressão é de descaso e abandono. Situação que já foi expressa em outras oportunidades e vira e mexe volta à pauta das discussões: "onde estão as autoridades quando mais precisamos delas?" tem sido o eco de seu povo.
Mas, em relação a um possível movimento separatista, pode-se dizer que é algo improvável, mesmo para quem assegura não receber o olhar mais cuidadoso por parte da Prefeitura.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.