O Presídio Regional de Blumenau está em obras e devido à superlotação não está mais recebendo presos das cidades da região do Vale do Itajaí, incluindo Gaspar.
O fato gera um grave problema social para a cidade. Se não há para onde mandar os presos, como prender os bandidos que agem na região? A questão está preocupando a equipe da Polícia Civil, que precisa manter os presos em um pequeno espaço na sede da própria Delegacia.
O problema é apenas a ponta de um iceberg que atinge o estado de Santa Catarina, e todo o país, há anos. A falta de presídios e penitenciárias é a principal causa de todos os problemas do sistema prisional. Sem recursos e sem novos agentes, o Estado se limita a lotar as prisões com bandidos ligados aos mais variados crimes.
A realidade é que o sistema prisional está falido, e precisa ser repensado e remodelado para poder receber os detentos com garantia de que serão efetivamente recuperados e retirados da marginalidade.
O sistema atual apenas encarcera bandidos, que na prisão são ainda mais inseridos na criminalidade. Com este modelo, a tendência é de que ladrões saiam da prisão especialistas em crimes ainda piores do que os que cometeram antes de serem presos. É a conhecida ?faculdade do crime?. Enquanto as autoridades não olharem para a questão com a devida atenção que é necessária, o caos vai ser cada dia maior e quem sai perdendo, como sempre, é a comunidade.
edição 1216
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).