Debate com poucas definições - Jornal Cruzeiro do Vale

Debate com poucas definições

16/04/2013 03:52

Pouco mais de um mês após a reunião dos prefeitos do Médio Vale que discutiu a implantação de um presídio na região para permitir a desativação da unidade prisional de Blumenau, as lideranças do Vale acenam com a possibilidade de retomar a discussão em novo encontro, ainda em abril. O primeiro obstáculo está na definição de um local adequado para instalar a estrutura ? e também, claro, na aceitação da comunidade da cidade escolhida para receber a obra.

Um presídio é uma das obras mais antipáticas para um governo. O próprio prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, admite dificuldade para saber o que uma unidade prisional poderá trazer de bom para a cidade. No entanto, é algo que precisa ser feito. Com a ineficiência do sistema educacional brasileiro e o avanço da criminalidade em todas as regiões, torna-se inevitável adequar e ampliar os espaços dedicados a quem precisa cumprir pena e, pelo menos na letra fria da lei, deve receber alternativas para a ressocialização. 

A preocupação sobre segurança chega até os novos vereadores gasparenses, que solicitaram a criação de um conselho municipal para tratar sobre o tema. E dentro da construção de uma política de segurança, um presídio com a estrutura adequada é fundamental. Fatalmente, diante de análises técnicas e dados sobre a violência, a comunidade de qualquer cidade do Vale deve entender a necessidade da construção. No entanto, ela precisa ser ouvida com atenção e ser parte ativa durante todo o processo.

Ainda sem novidades ou mesmo opções de terrenos, o debate permanece no estágio inicial, com muitos comentários e poucas definições. Cabe à imprensa e à população ficarem atentos para acompanhar as tomadas de decisões e colaborar da melhor forma.

 

Edição 1480

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.