Debate sobre cemitérios - Jornal Cruzeiro do Vale

Debate sobre cemitérios

03/06/2014 12:40

Mais de um mês após dar entrada na Câmara de Vereadores, o projeto de lei que busca regulamentar a instalação e o funcionamento de cemitérios e crematórios em Gaspar motivou uma reunião entre comissões do Legislativo e representantes do Executivo. Da reunião, o principal resultado foi a confirmação de uma audiência pública para levar à comunidade as principais propostas de mudanças da Prefeitura no uso dos espaços destinados aos mortos da cidade.

O receio inicial é de que alterações como a criação de taxas para uso dos jazigos e o modelo vertical de cemitério, que aproveita melhor o espaço, mas ainda é novidade por aqui, possam enfrentar alguma resistência por parte da comunidade. De fato, o projeto precisa ser bem apresentado e explicado aos moradores antes de chegar ao extremo de uma votação em plenário. Afinal, é a população quem será diretamente afetada com as possíveis mudanças.

No entanto, salva a necessidade de discutir o assunto com a comunidade antes de efetuar uma mudança definitiva, é necessário que uma legislação cumpra o papel de regulamentar e nortear as atividades nos quatro cemitérios municipais e nos eventuais estabelecimentos do ramo que se instalarem em Gaspar. Do jeito atual, a legislação é um verdadeiro campo aberto para cada um atuar de uma forma. Um amparo legal adequado sobre os cemitérios pode permitir que as famílias tenham mais segurança e tranquilidade na hora de precisar recorrer a estes locais, o que geralmente ocorre nas horas em que se está mais vulnerável e fragilizado.


Edição 1593
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.