Reativado no início do mês, o Conselho da Comunidade teve na última sexta-feira, dia 26, a primeira reunião de trabalho com os integrantes. O encontro ocorreu na sede da OAB, no bairro Sete de Setembro. Entre os assuntos discutidos pelo conselho esteve o acompanhamento psicológico para mulheres vítimas de violência familiar e a realização de palestras para minimizar o uso de entorpecentes por parte de jovens e adultos.
No entanto, uma das principais propostas levantadas no encontro diz respeito a uma possível parceria com a Diretoria de Trânsito, Ditran, para que o órgão assumisse a responsabilidade por relatórios sobre acidentes de trânsito de pequenas proporções, aqueles que apenas registram danos materiais. A medida poderia liberar a estrutura da Polícia Militar para intensificar o trabalho ostensivos nos bairros da cidade.
A medida ainda deverá ser avaliada e a Ditran já antecipa que pretende fazer uma análise da própria estrutura antes de qualquer mudança. No entanto, é bastante salutar identificar que há um grupo representativo e consolidado discutindo estratégias capazes de reduzir a sensação de insegurança existente hoje na cidade. Com o apoio da comunidade, o grupo poderá ter confiança para avaliar eventuais medidas como a mudança na gestão dos relatórios de trânsito e batalhar, ao menos, por melhorias pontuais na parte de segurança pública do município, um ponto que necessita de avanços urgentes.
Edição 1627
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).