Difícil escolha - Jornal Cruzeiro do Vale

Difícil escolha

19/03/2013 04:48

Gaspar elege nesta quarta-feira, 20, os cinco conselheiros tutelares para vigiar os direitos das crianças e adolescentes do município. São sete candidatos, que colocam seu nome à disposição do trabalho em favor de uma causa nobre, importante em qualquer município. Gaspar, com todo o histórico de crimes e agressões contra crianças e adolescentes, tem muito a fazer no campo da defesa dos direitos básicos. Precisa de uma política mais clara e de uma sociedade vigilante e atuante.

Uma sociedade igualitária, justa e democrática, começa pelo oferecimento de políticas de inclusão e acolhimento. Como o maior problema com agressões, violência e maus tratos a crianças está entre as camadas menos favorecidas da população, a tarefa dos novos conselheiros tutelares é mais exigida nas comunidades carentes. É por meio da educação, mas também pelo esclarecimento, por ações que envolvam cidadania e a presença dos conselheiros no dia a dia da comunidade, que a prevenção será mais fértil do que a coerção e o poder de fiscalização será cada vez mais efetivo.

A difícil escolha, neste caso, não é somente da sociedade, que precisa apontar seus representantes para o acompanhamento das políticas públicas no que diz respeito à infância e adolescência, mas dos próprios conselheiros em assumir tal responsabilidade. Numa sociedade que tem cada vez menos tempo para o outro, para discutir a vida e o futuro da coletividade, candidatar-se a ocupar um espaço desta importância é quase um contrasenso. Que possamos escolher nesta eleição os melhores e mais preparados cidadãos, para que ações afirmativas sejam cada vez mais eficientes em nossa cidade, e que cada criança tenha garantida uma infância saudável e amorosa, a grande dívida de nossa sociedade para com os pequenos.

 

 

Edição 1472

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.