Quem nunca foi abordado por um andarilho pedindo um troco para "comprar pão" pelas ruas da cidade?
A cena, cada vez mais frequente em Gaspar, incomoda há muitos moradores, que há anos pedem uma solução por parte do poder público quanto ao destino destes andarilhos. Preocupada com o assunto, a Secretaria de Assistência Social idealizou o projeto da criação de uma Casa de Passagem. A casa já está em contrução. Ficará junto com o Centro de Recuperação Monte das Oliveiras , no bairro Bateias, e deve começar a funcionar até o final deste semestre. No local, andarilhos poderão dormir, se banhar, se alimentar e depois deverão seguir viagem. Eles poderão ficar na casa por poucos dias e não poderão permanecer dormindo pelas ruas da cidade.
O projeto é ousado e dará despesas, mas trará resultados. Ao menos é o que parece e é o que esperam as autoridades. Depois de muitos anos convivendo com a falta de estrutura para receber estas pessoas e tirá-las das ruas, Gaspar finalmente dá um grande passo na direção certa.
O novo local não impedirá que os andarilhos apareçam em Gaspar, mas dará um pouco de dignidade à estas pessoas e as tirará das ruas, oferecendo mais segurança e conforto para elas e também para toda a comunidade.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).