A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que terminou nesta sexta-feira em todo o país, precisou ser prorrogada em Santa Catarina. A meta de vacinar 80% do público alvo não foi atingida no estado e por isso a imunização segue até o dia 20 de maio. Em Gaspar a situação não foi diferente, com exceção das crianças, os demais grupos não atingiram as metas e a cidade vacinou apenas 5.150 pessoas. O objetivo era de pelo menos 7.093 pessoas.
Os dados revelam a falta de conscientização da população para com a campanha promovida pelo Ministério da Saúde. Se o problema é a falta de informação ou falta de credibilidade da campanha, só o próprio Ministério poderá avaliar, porém, o que fica claro nesta situação é que as pessoas não levam a sério doenças comuns, como a gripe.
Apesar de fácil tratamento, a gripe ainda é considerada uma doença grave e que precisa ser evitada, principalmente pelas pessoas com a saúde mais frágil. Uma dose da vacina, que está sendo oferecida gratuitamente pelo governo, custa bastante caro, e as pessoas que estão incluídas na lista da vacinação deveriam aproveitar a oportunidade para se manter imunes à doença, inclusive à Gripe A, tão temida nos anos passados e que está incluída na dose da vacina oferecida através da campanha nacional.
Àqueles que ainda não se vacinaram cabe a responsabilidade e consciência de que este é um bem, oferecido gratuitamente para a população, e que agora poderá ser usufruído por mais pessoas ? a lista de beneficiados com a campanha foi ampliada ? e por mais tempo.
edição 1292
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).