Reportagem propositiva publicada pelo Jornal Cruzeiro nesta edição mostra os vieses daqueles que estão envolvidos na retirada da primeira habilitação de motorista e de como os condutores estão sendo formados pelos Centros de Formação de Condutores, CFC.
Quando entrou em vigor, em janeiro de 1998, o Código de Trânsito Brasileiro, CTB, deixou o Brasil no mesmo nível dos que adotam as mais modernas normas para disciplinar o trânsito. Nesse período, a realidade urbana mudou muito e a frota aumentou em progressão geométrica. As cidades se transformaram e motos e bicicletas disputam hoje as vias com carros, ônibus e caminhões.
É preciso mudar o comportamento dos motoristas, que na maioria das vezes se preocupam mais com o bloco de multas aplicados por autoridades do que com a boa convivência no trânsito por meio de uma cultura de respeito ao próximo. Os envolvidos na formação dos condutores devem cuidar mais da capacitação dos condutores neste sentido. Além disso, em Gaspar, faltam campanhas permanentes destinadas a melhorar a educação dos motoristas por parte das autoridades públicas e competentes.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).