Necessidade real - Jornal Cruzeiro do Vale

Necessidade real

29/10/2013 11:03

A necessidade de banheiros públicos é uma realidade na maioria das cidades do Brasil. Em Gaspar, os únicos sanitários públicos existentes foram construídos há mais de 20 anos, na região central da cidade. Um deles fica junto ao parque infantil da rua Industrial José Beduschi e o outro foi erguido ao lado do Coreto Municipal.

Se décadas atrás o número era suficiente, hoje o número de pessoas que transita pela região central da cidade certamente é maior, o que cria uma demanda por mais sanitários para a população. A ausência de espaços desta natureza talvez fique mais evidente em função da falta de praças e espaços voltados ao lazer da população, que tradicionalmente contam com banheiros públicos, o que diminuiu a sensação de falta destes equipamentos públicos.

Por outro lado, o município esbarra em alguns obstáculos na hora de tentar tirar do papel eventuais projetos de novos sanitários. O primeiro é o financeiro, já que o custo de construção e manutenção não pode ser classificado como baixo. O segundo, de maior dimensão, são os constantes atos de vandalismo, que danificam a pouca estrutura que existe e afastam a população, que busca outras opções na hora de ir ao banheiro no centro da cidade.

Independentemente destes fatores, a demanda por mais banheiros públicos existe e é sentida pela população, o que torna necessária a atenção do poder público para erguer estruturas. No caso de Gaspar, se elas vierem acompanhadas de novos espaços de convivência, melhor para os gasparenses.

Edição 1536
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.