Quis o destino que a primeira visita oficial de Papa Francisco ao Brasil, fosse justamente para celebrar a Jornada Mundial da Juventude 2013. O pontífice chegou ao Rio de Janeiro na tarde desta segunda-feira, foi cumprimentado por autoridades e recebeu de perto o carinho de uma multidão, que o acompanhou durante o trajeto no papamóvel. O líder máximo da igreja católica permanece na cidade maravilhosa até domingo, quando termina a programação da JMJ.
O Papa Francisco, que vem sendo reconhecido pela simplicidade e pela humildade, vem ao Brasil sob forte expectativa de renovação no trabalho de evangelização da Igreja Católica. Embora não assuma abertamente qualquer proposta de mudança programática, o novo pontífice vem despertando certa reflexão e esperança nos fiéis e até em especialistas. Tudo isso num momento em que pesquisas como a feita recentemente pelo Datafolha apontam queda no catolicismo em comparação com as igrejas neopentecostais.
Neste cenário, talvez a maior missão de curto prazo da Igreja Católica seja aproximar os jovens, por determinado tempo afastados da rotina religiosa. Nos últimos anos, grupos e comunidades católicas, com atuação focada neste público, já foram responsáveis por atrair muitos jovens para a vida ativa dentro da Igreja. Para reforçar esse trabalho, não há oportunidade melhor do que uma jornada especificamente voltada à juventude, sob a bênção do novo papa, cada vez mais admirado pelos posicionamentos públicos e pela simplicidade.
A partir do estreitamento deste laço entre Igreja, fiéis e juventude é que será possível elencar as áreas em que a religião mais pode contribuir a partir de agora, o que certamente ajudará as instituições religiosas a colaborarem com um mundo melhor. Ao mesmo tempo, facilitará a compreensão das manifestações de fé que ganharão força na semana em que estaremos na companhia do pontífice.
Edição 1508
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).