Em Santa Catarina, as altas temperaturas não se restringiram aos termômetros neste final de 2012. O clima esquentou também no cenário político da região. A reta final de julgamentos eleitorais no Tribunal Regional Eleitoral, TRE, reservou cassações de registros de candidaturas e movimentou os departamentos jurídicos de coligações de cidades como Brusque e Balneário Camboriú. Isso sem falar nas obscuras suspeitas e investigações da Operação Tapete Negro, em Blumenau.
O caso de Gaspar, em que o prefeito Pedro Celso Zuchi busca reverter decisão local que cassou o registro de candidatura a quatro dias da eleição, ganhou sobrevida. O processo deveria ser julgado nesta quarta-feira, dia 19, mas foi adiado por solicitação de um dos advogados da acusação. Ainda não há nova data confirmada, mas o fato de a próxima análise ser a partir de janeiro, após o furor das atuais cassações, pode contribuir com cenário positivo para o atual prefeito reeleito. Por outro lado, o tempo extra pode servir para a acusação angariar mais provas e ampliar a sustentação do pedido de cassação de registro, que se confirmado pode virar de ponta-cabeça o cenário político da cidade.
Fato é que a cidade terminará o ano ainda com um assunto pendente a ser resolvido pela Justiça Eleitoral. Enquanto isso, amparado por uma liminar, Zuchi assume o terceiro mandato antes de uma nova avaliação do caso. A incerteza deixa todos alertas e cautelosos, mas a cidade perde por não ter uma definição concreta e soberana sobre quem comandará a administração pública nos próximos quatro anos. Seja do lado da oposição ou da situação, este ano Papai Noel deverá ouvir muitos pedidos da classe política.
Edição 1451
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).