As Nações Unidas definem o voluntário como "o jovem ou adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."
Atualmente, ser voluntário deixou de ser um ato de caridade realizado nas horas vagas e tornou-se um exercício de solidariedade e cidadania. Um ato que expressa interesse pelo outro. Um ato que faz a diferença e ajuda a melhorar a sociedade.
É através do trabalho voluntário que o ser humano pode demonstrar valores morais como altruísmo e solidariedade. Valores estes que há muito vem sendo esquecidos por grande parcela da população.
Em meados de 2008, a equipe de reportagem do Jornal Cruzeiro fez uma matéria com cerca de 60 jovens das escolas da cidade para saber o que pensavam os jovens gasparenses sobre a vida, escola, trabalho e futuro. Na ocasião, quase todos os entrevistados responderam que gostariam de fazer um trabalho voluntário, porém, não sabiam como.
Nesta semana a equipe do Projeto Sorriso, de Blumenau, abriu edital para seleção de novos voluntários para o projeto, que trabalha para levar alegria aos Hospitais e Asilos da região. Esta aí uma oportunidade para os jovens de Gaspar começarem a se envolver com o voluntariado.
E a oportunidade não é apenas no Projeto Sorriso, existem na cidade muitas ONGs e entidades que precisam de pessoas para reforçar suas equipes e atuar como voluntário pode ajudar a fortalecer estas instituições e ainda contribuir para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).