Antes mesmo de ter a ordem de serviço assinada, a urbanização do Loteamento Jardim Primavera já começa a ganhar repercussão. Moradores da localidade se reuniram novamente no sábado, data em que estava marcada a assinatura do documento que permitiria o início das obras, e decidiram buscar mais diálogo com o Executivo para esclarecer situações de famílias que poderiam ficar de fora das ações habitacionais previstas para a região, que envolvem obras de infraestrutura e a construção de um residencial pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
A mobilização dos moradores mostra que nem todos os envolvidos tiveram participação ativa no processo de discussão do projeto, seja por decisões pessoais ou por falta de iniciativa do poder público. Agora, no entanto, é o limite do prazo hábil para se trazer à tona essas discussões. O tempo é curto, mas ainda é possível debater esses temas sem comprometer os trabalhos, como ocorreria se o tema só fosse discutido após o início da obra.
Se famílias que hoje moram na localidade correm o risco de ser prejudicadas ou até acabar sem moradia por não se encaixar nos critérios da política pública habitacional, a comunidade tem mais que reivindicar soluções. Por outro lado, um projeto que transforma a realidade de um local como o Jardim Primavera certamente irá exigir um pouco de jogo de cintura dos moradores, que precisam estar preparados e favoráveis a mudanças. Evidentemente, os direitos deles precisam ser respeitados, fazendo com que eles não saiam no prejuízo. Mas um projeto desta complexidade certamente vai provocar algumas mudanças no dia a dia da comunidade.
Acima de tudo, é preciso ter a certeza de que todas as famílias, de uma forma ou de outra, farão parte do projeto e terão efetivo ganho de qualidade de vida com as melhorias.
Edição 1491
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).