A partir desta segunda-feira, 12 de maio, a Secretaria de Educação de Gaspar dá início ao programa Contraturno Maker, uma iniciativa desenvolvida em parceria com o SESI/FIESC que será implantada em seis escolas municipais, beneficiando cerca de 800 alunos do pré ao 9º ano. O projeto marca um importante avanço na educação em tempo integral no município, oferecendo oficinas com foco em tecnologia, inovação e aprendizado ativo.
As oficinas envolvem atividades práticas nas áreas de tecnologia e robótica, matemática e games, comunicação, mídias, ciências e invenções, com uma metodologia baseada no ensino maker e na abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). As aulas ocorrem no contraturno escolar e são conduzidas por especialistas em tecnologia do SESI.
As escolas beneficiadas com o projeto neste primeiro momento são: Vereador Laurentino Schmitt, no Belchior; Mário Pederneiras, na Lagoa; Norma Mônica Sabel e Angélica Costa, na Margem Esquerda; e Zenaide Schmitt Costa, no Santa Terezinha.
Para o prefeito Paulo Koerich, o projeto representa um marco na valorização da educação pública e no acesso democrático à tecnologia. “Estamos levando o futuro para dentro das nossas escolas. Com o Contraturno Maker, os alunos não precisam mais sair do seu bairro ou da sua escola para ter acesso a tecnologias de ponta. Tudo isso estará ao alcance deles, no ambiente onde já estudam e convivem. É um avanço na formação das nossas crianças e jovens, com educação pública de qualidade”, pontua.
Antes do início das atividades, especialistas do SESI percorreram as escolas municipais de Gaspar, realizaram um mapeamento da quantidade de inscritos e, com base nesses dados, organizaram a abertura das turmas. Todas as oficinas serão conduzidas por especialistas em tecnologia maker, acompanhados por um auxiliar de sala. A metodologia é inteiramente permeada pela tecnologia e adaptada de acordo com a faixa etária dos alunos, atendendo desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I e II.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).