Mais de 170 alunos do primeiro ao quinto ano da Escola Vereador Laurentino Schmitt (Escola Belchior), em Gaspar, estão participando de uma gincana com foco em sustentabilidade. Ela segue até o dia 9 de outubro através de uma iniciativa da empresa blumenauense Roco, que está prestes a transferir sua sede para a BR-470, em Gaspar.
O projeto incentiva práticas sustentáveis de forma lúdica e educativa, com atividades como coleta seletiva solidária, oficinas de arte com materiais recicláveis, quiz do meio ambiente, desfile sustentável e corrida do lixo correto. A competição acontece entre os turnos da manhã e da tarde, com premiações coletivas e individuais (duas bicicletas para os dois estudantes que mais se destacarem).
Segundo a diretora da escola, Débora Cássia Giacomazzo de Carvalho, a gincana amplia as ações que já vêm sendo desenvolvidas com os alunos e fortalece o vínculo com a iniciativa privada. “Iniciamos o projeto Escola Lixo Zero neste ano e estamos em busca da certificação, que é concedida por uma empresa especializada. Já temos práticas como reciclagem, compostagem, coleta de óleo e reaproveitamento de materiais, além de um brechó comunitário. Essa parceria com a Roco é fundamental, porque traz novas possibilidades, mais recursos e mostra às crianças que empresas e escolas podem caminhar juntas em prol da sustentabilidade. Tudo o que conquistamos em conjunto acaba refletindo diretamente no aprendizado e no futuro dos nossos alunos”.
A analista de RH da Roco, Josete Bittencourt, reforça que o projeto conecta a missão da empresa com a comunidade. “Fazemos parte de iniciativas como a logística reversa de embalagens e o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Queremos mostrar, através das crianças, como a sustentabilidade pode transformar o futuro e até gerar renda para a comunidade. É a primeira vez que realizamos uma ação como essa em Gaspar e será o início de uma relação próxima com a região”.
Ao final da gincana, haverá exposição dos trabalhos, apresentação das equipes e anúncio dos vencedores. A expectativa é de um dia de alegria, aprendizado e celebração para toda a comunidade escolar, coroando um mês de atividades que unem educação, sustentabilidade e integração social.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).