O desenvolvimento tecnológico implantado na Escola Norma Mônica Sabel, no bairro Margem Esquerda, tem aproximado crianças e adolescentes de equipamentos como impressora 3D, óculos de realidade virtual, drones, impressoras a laser e muito mais. Nesta semana, a instituição de ensino recebeu a imprensa para apresentar a rotina de estudos e estrutura do Espaço Maker de Gaspar.
No laboratório, os estudantes têm à disposição uma equipe especializada na área, composta por um coordenador e monitores que os ajudam a utilizarem as novas tecnologias. O espaço conta com uma infraestrutura completa que permite que os jovens desenvolvam habilidades essenciais para o mundo digital atual, com conhecimentos voltados a conteúdos digitais, prototipação, gamificação, gamer design e tecnologias emergentes.
Prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall destaca que o educandário é uma referência na cidade e região. “É um prazer apresentar toda a reforma que foi feita na Escola Norma Mônica Sabel. Esse trabalho realizado aqui permite que o aluno goste de estar no ambiente escolar. Ou seja, a escola se tornou mais atrativa aos estudantes. Vale lembrar que, além do Espaço Maker, essa unidade conta com uma quadra de esportes moderna, laboratórios de artes e ciências, biblioteca diferenciada e auditório com isolamento acústico para eventos, teatro, dança e música”.
Wan-Dall ainda comenta que, no caso do Espaço Maker, a inovação de forma pedagógica potencializa o aprendizado em sala de aula. “Os resultados já são muitos satisfatórios e importantes para a nossa história. É uma sementinha que plantamos aqui que vai dar muitos frutos para a nossa cidade”.
Marcelo Brick, vice-prefeito de Gaspar, complementa a fala de Kleber, reforçando que muito foi investido no futuro das crianças e adolescentes do município. “Trouxemos o que há de melhor à área educacional para Gaspar. A Escola Norma Mônica Sabel recebeu o nosso projeto piloto. Foi toda remodelada, praticamente reconstruída. Ela se tornou referência em Santa Catarina e, inclusive, uma área de tecnologia reconhecida pelo Google”. Brick reitera que a nova realidade da rede pública de ensino abre portas para um novo ramo em um futuro próximo: a tecnologia da informação.
Para o secretário municipal de Educação de Gaspar, Emerson Antunes, afirma estar muito orgulhoso de receber as pessoas na Escola Norma Mônica Sabel. “Atualmente, cerca de 700 alunos utilizam a estrutura para aprendizado da robótica, da computação, impressoras 3d, pilotagem de drones, etc. Enxergamos nisso, uma oportunidade de transformação de vida e social da comunidade gasparense. Gaspar caminha para ser a terceira cidade no país a ser referência em tecnologia”.
O Ginásio Vereador Gilberto Sabel, conhecido como Joãozinho, está sendo revitalizado para acomodar a ‘Fábrica’, um novo espaço para desenvolver quatro pilares fundamentais da educação: democratização do acesso à tecnologia, colaboração e compartilhamento de ideias, estímulo à inovação e criatividade, além da criação de projetos para solucionar problemas.
A iniciativa visa criar uma área de tecnologia, robótica, programação e TI, atendendo todas as escolas do município. Com um investimento total de R$ 2,2 milhões provenientes do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), a área total destinada ao projeto é de aproximadamente 871,30 metros quadrados.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).