Gaspar adere à rede internacional 'Cidade das Crianças' e fortalece políticas públicas - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar adere à rede internacional 'Cidade das Crianças' e fortalece políticas públicas

29/10/2025

O compromisso de colocar a infância no centro das decisões públicas ganhou novo impulso em Gaspar. A cidade oficializou na quarta-feira, dia 29 de outubro, sua adesão ao projeto internacional ‘A Cidade das Crianças’, idealizado pelo pedagogo italiano Francesco Tonucci. A solenidade de lançamento ocorreu no Espaço Questão de Gosto e marcou o início de uma nova fase nas políticas municipais voltadas à infância.

A partir de agora, Gaspar passa a fazer parte de uma iniciativa global que conecta mais de 200 cidades, na Itália, Espanha e América do Sul. No Brasil, apenas 17 municípios integram o movimento, que busca transformar os centros urbanos em lugares mais humanos, seguros e acolhedores, a partir do olhar das crianças. “Uma cidade conectada e preparada para atender bem as crianças é uma cidade que acolhe bem jovens, adultos e idosos”, disse o prefeito Paulo Koerich.

Para consolidar essa perspectiva, foi constituída uma Comissão Intersetorial de Trabalho, que garante a presença da infância na pauta de diferentes secretarias e promove o diálogo sobre políticas públicas voltadas às crianças. Além disso, será criado um Comitê de Escuta das Crianças, para assegurar a participação direta dos pequenos nos processos de discussão sobre as ações para a cidade.“Este é um passo que coloca a cidade em destaque no cenário da educação e reafirma o nosso compromisso de olhar para a infância com mais escuta, cuidado e participação. Estamos construindo uma cidade que acolhe e valoriza as vozes das crianças, porque ela tem muito a nos ensinar”, disse a secretária de Educação, Andréia Nagel.

 

 

Edição 2217

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.