Honório Miranda: a escola que cresceu com Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Honório Miranda: a escola que cresceu com Gaspar

16/03/2024
Honório Miranda: a escola que cresceu com Gaspar

A educação é vital para o desenvolvimento de uma cidade. Assim como Gaspar, a Escola Honório Miranda também completa 90 anos de história em 2024. E o que mais, além da idade, o município tem em comum com o educandário? O comprometimento com o futuro da população, a força de pessoas engajadas por um lugar próspero e uma história marcada por muito trabalho.

Quem fala sobre o presente e futuro da instituição de ensino é a atual diretora, Ana Luisa Fantini Schmitt. A expectativa ao longo deste e dos próximos anos é permitir que os estudantes se sintam sempre motivados, estimulados e saibam a importância que o conhecimento e a vivência escolar têm e terão nas suas vidas. “Sabemos que é necessário formar jovens autônomos, seguros, protagonistas de sua aprendizagem, comprometidos com seu projeto de vida e atuantes na sociedade”.

Atualmente, a Escola Honório Miranda tem cerca de 1.200 estudantes, divididos 35 turmas de Ensino Médio, nos três turnos. “Contamos com um quadro docente de quase 100 profissionais, entre professores de áreas, orientadores de laboratórios, segundos professores e assistentes de educação”. São 12 salas de aula, laboratório de Ciencias da Natureza, laboratório Maker, laboratório de Informática (que passará por revitalização de equipamentos em breve), auditório para 120 pessoas, quadra poliesportiva e biblioteca.

Ana Luisa explica que sua equipe sabe das demandas que a estrutura tem em relação às reformas necessárias e espera, ao longo da sua gestão, conquistar a tão sonhada reforma geral, cujo projeto já tramita para aprovação. “Neste ano, a novidade fica por conta do Curso Técnico concomitante em Administração, que deve dar 800 horas de formação para 30 estudantes de segundos e terceiros anos, permitindo que eles tenham um certificado de Ensino Médio Técnico, oferecido pelo estado de Santa Catarina, no programa CaTec”.

Além disso, a escola tem parceria com o Senai, ofertando duas vezes na semana, no período noturno, um curso de Qualificação Profissional em Projetos para Melhoria e Inovação, com carga horária de 160h, para estudantes de segundos anos que estudam de manhã ou de tarde. “Temos também cursos ofertados gratuitamente por voluntários de teatro, capoeira além de uma parceria com o Grupo de Escoteiros Coração do Vale”.

A diretora reflete sobre os 90 anos da escola. “É gratificante estar à frente da direção e deixo mais uma vez firmado o meu compromisso, como diretora em conjunto com a minha equipe administrativa e pedagógica, de desempenhar com qualidade uma gestão eficaz e eficiente, receptiva às mudanças inerentes ao Novo Ensino Médio, apta a fazer toda a comunidade escolar sentir-se orgulhosa de ser e de fazer parte da escola Honório Miranda. Que possamos continuar o legado histórico que esta escola tem para o município, formando sempre cidadãos capazes de exercer seu trabalho digno e de contribuírem para uma Gaspar cada vez melhor.

Diretores contribuem com a história

O primeiro diretor da Escola Honório Miranda foi Gustavo Augusto Gonzaga, natural de Tubarão. Na sequência, assumiram o cargo os profissionais Moacir Orige, em 1937; Balbino Martins, em 1939; Íris Fadel, em 1941; Hermelinda Bianchini, em 1949; Renato Wendausen, em 1951; e Maria do Carmo Vieira Beduschi, em 1956. Conhecida como ‘dona Carminha’, a última foi a que mais ficou à frente do cargo, por 17 anos. Após sua saída, no ano de 1973, Maria Helena Simão Zimmermann foi admitida ao cargo.

Em 1981, entrou Léa Inês Zimmermann Koerich. Ela foi sucedida por Lígia Maria Clasen, em 1986. Posteriormente, também foram diretores: Marili Vanzuita (1988), Cleonice Henrique da Silva (1992), Elisabeth Gamba (1993), Maria Roselânia da Silva (1999), Antônio Mercês da Silva (2003), Neida Beduschi Silveira (2005), Michela Rejane Breda (2015). No ano seguinte, uma eleição direta na rede estadual, com votos de pais, alunos e professores, Antônio Mercês da Silva voltou a dirigir a instituição de ensino. Em 2020, assumiu Dioney Luiz Fernandes. Atualmente, a diretora da escola é Ana Luisa Fantini Schmitt.

Quem foi Honório Miranda?

Honório Gomes de Miranda foi um professor referência no início do século XX. Apesar de não ter atuação na escola gasparense ou vínculo com o município, foi nomeado pelo governado estadual de Santa Catarina como patrono da unidade escolar, justamente por sempre lutar pela Educação. Filho de João Luiz Gomes de Miranda e Anna Amorim, nasceu na região do vale do rio Tijucas.

Ele faleceu em 10 de agosto de 1928, vítima de asma cardíaca, enquanto exercia a função de diretor escolar na instituição Feliciano Pires, no centro de Brusque.

 

 

 

Edição 2144

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.