O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall; e o vice, Marcelo Brick, estão pedindo a implantação de uma escola cívico-militar na cidade. O pedido foi protocolado junto à secretaria de Educação de Santa Catarina, em Florianópolis, na quarta-feira, dia 17 de janeiro. “Acredito que um projeto dessa envergadura, além de atender ao interesse público, também contribuirá para a promoção de um ensino de excelência em Gaspar. Além disso, com esse modelo de gestão cívico-militar, veríamos as nossas crianças sendo formadas e incentivadas às boas práticas, ao respeito à pátria, à ética, à honestidade e disciplina”, disse o prefeito.
O vice-prefeito, Marcelo Brick, comenta sobre a expectativa em torno da solicitação. “O pedido é para que Gaspar seja contemplada com o programa, que terá uma ampliação por parte do Governo Estadual. Acreditamos que, caso sejamos uma das cidades selecionadas, o novo sistema trará muitos benefícios para a vida escolar e pessoal de cada aluno”.
A escola cívico-militar é uma instituição de ensino que combina elementos do modelo militar com práticas pedagógicas tradicionais: há profissionais de educação e de segurança. Os profissionais da segurança fornecem suporte nas ações de combate à evasão escolar, no projeto valores, nas questões administrativas da escola. Os militares também atuam no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação são responsáveis pelo trabalho pedagógico.
No dia 22 de dezembro de 2023, o governador Jorginho Mello, assinou o decreto que institui o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares de Santa Catarina. O projeto prevê a manutenção das nove escolas que já operam neste modelo e também a implantação de outras unidades no Estado. “O modelo cívico-militar contribui para o aprendizado dos alunos, para os valores da sociedade, os valores da família, os valores da pátria. Eles são importantes para consolidar a Educação em Santa Catarina”, disse o governador.
Hoje, as escolas cívico-militares de Santa Catarina atendem mais de cinco mil alunos. Elas ficam em Florianópolis, Lages, Tubarão, Criciúma, Palhoça, Biguaçu, Blumenau, São Miguel do Oeste e Chapecó.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).