A Escola Professor Honório Miranda, a mais antiga de Gaspar, está sob nova direção. Ana Luisa Fantini Schmitt, de 36 anos, recebeu mais de 70% dos votos na eleição e sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado em 17 de janeiro. Ela é moradora do Centro e assume a responsabilidade com foco nos estudantes e professores.
Motivada pelo seu crescimento profissional e pessoal, a nova diretora tem muito a agregar ao educandário. “Profissionalmente, penso que um cargo de gestão escolar é interessante para que eu entenda o funcionamento da escola de forma técnica, burocrática, legal e administrativa, além de permitir que eu conheça mais de perto a organização da educação pública estadual e possa exercer uma liderança administrativa e pedagógica no Honório Miranda”. Já pessoalmente, Ana Luisa afirma que este é um desafio para sua carreira na educação: “Permite que eu tenha experiência e exerça valores essenciais como liderança, responsabilidade, criatividade, originalidade, empatia e autonomia”.
Sua expectativa para a atuação como diretora está grande diante do grande apoio que recebeu durante a campanha e também por ter a certeza de que seus alunos têm muito potencial. “Confio na equipe diretiva, nas minhas assessoras, no corpo técnico e administrativo, no corpo docente competente que temos e, sobretudo, na motivação do corpo discente. A expectativa deve se manter sempre positiva para que os alunos se sintam motivados, estimulados e saibam a importância que o conhecimento e a vivência escolar têm e terão nas suas vidas”.
O plano de gestão da nova diretora visa exercer a gestão pública, financeira e administrativa seguindo as regras e atribuições da função, prezando pela correta utilização dos recursos e zelando pelo cargo a ela concedido. Mas, seu foco de trabalho será na área pedagógica, nos estudantes e professores. Para Ana Luisa, é necessário entender os estudantes e suas diversidades para formar jovens autônomos, seguros, protagonistas de sua aprendizagem, comprometidos com seu projeto de vida e atuantes na sociedade. “Mas também precisamos alicerçar o corpo docente e administrativo, dando suporte técnico e pedagógico em quesitos teóricos, práticos e tecnológicos, promovendo espaços e momentos de diálogo, formação e acolhimento, com a intenção de aflorar a sensação de ser e de fazer parte da escola como um todo, para que sintam orgulho de ser Honório Miranda e reverberem isso em cada ação com seus pares, seus estudantes e toda a comunidade escolar”.
Nascida em Rondonópolis, no Mato Grosso, Ana Luisa Fantini Schmitt foi criada em Gaspar. Ela tem Licenciatura Plena em Matemática (2008) e Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (2010), ambos pela FURB. Além disso, tem experiência de mais de 15 anos na educação de forma geral, passando no início da carreira por escolas municipais, mas concentrando experiência no Ensino Médio público e privado e, de forma concomitante, acumulando mais de 10 anos de atuação no Ensino Superior, presencial e EAD, em cursos de Engenharia, Arquitetura e Administração em faculdades da região.
Ana Luisa é efetiva no estado de Santa Catarina desde fevereiro de 2013, lotada na Escola Honório Miranda. Até meados de 2023, trabalhou conciliando a carga horária no estado e na rede privada, atuando em cursinhos pré-vestibular e no ensino superior. “Agradeço imensamente o incentivo, apoio e carinho recebido desde o momento em que resolvi pleitear a direção da escola. Deixo firmado o meu compromisso, como diretora, de desempenhar com qualidade uma gestão eficaz e eficiente, receptiva às mudanças inerentes ao Novo Ensino Médio, apta a fazer toda a comunidade escolar sentir-se orgulhosa de ser e de fazer parte da escola Honório Miranda. Que 2024 seja um ano letivo incrível”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).