A psicopedagogia é a área do conhecimento que trabalha diretamente com as dificuldades das pessoas relacionadas à aprendizagem e busca soluções para evitar prejuízos na aprendizagem.
Identificar as causas que impedem o bom desempenho e/ou desencadeiam as dificuldades de aprendizagem e/ou transtornos de aprendizagem.
Uma construção que envolve as relações do aprendente, nos vários contextos em que estão inserido, a forma com que cada sujeito se relaciona com o objeto do conhecimento.
Auxilia no alinhamento dos processos da aprendizagem, em ações preventivas, no fortalecimento da autoestima e superação das dificuldades, buscando métodos de ensino adequados para o resgate da aprendizagem em conjunto com a família e escola.
Analisar os processos de ensino-aprendizagem, como e quais fatores influenciam as dificuldades com o objetivo de buscar melhores formas ou estratégias de assimilação do conhecimento, minimizando as dificuldades e contribuindo para melhor desenvolvimento.
- Utiliza-se de instrumentos que ajudam na construção de caminhos para corrigir dificuldades de aprendizagem ou problemas relacionados.
- Impulsiona o aprendizado através do compartilhamento de mecanismos e de métodos que ajudem as crianças
- Possibilita o apoio necessário para que a criança possa atuar de forma mais autônoma dentro do processo de aprendizagem
- Permiti que seja possível buscar por soluções agindo por conta própria, superando as dificuldades existentes no aprendizado
- Ajuda a identificar sentimentos e comportamentos que tornem o aprendizado da criança menos complexo.
- Incentiva às práticas que ajudem de forma direta as crianças a terem um maior desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo, o que muitas vezes causa um enorme bloqueio no aprendizado.
O Psicopedagogo deve ser consultado sempre que o indivíduo apresentar dificuldades de aprendizagem, seja na infância, na adolescência ou na vida adulta.
É indicado, caso perceba que a criança apresenta dificuldade que não se justificam como proveniente de problemas de correção visual ou auditiva, possuem baixo desempenho escolar mesmo com acompanhamento e reforço escolar, aliada a dificuldade acentuadas em atividades na leitura e na escrita, de raciocínio lógico, dificuldade para manter a atenção e foco nas atividades escolares, baixo desempenho escolar. Falta de interesse nos estudos, dificuldade de relacionamento com os colegas ou com o professor.
Psicopedagoga Clínica – Carla Fabiana Soares dos Santos
Contato - Clínica Psicóloga Isabelli Laís – (47) 9985-6583
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).