Trabalho de Sociologia faz alunos se conectarem com a realidade do mundo - Jornal Cruzeiro do Vale

Trabalho de Sociologia faz alunos se conectarem com a realidade do mundo

12/07/2019
Trabalho de Sociologia faz alunos se conectarem com a realidade do mundo

O início do mês de julho foi marcado por reflexões, desafios e muito aprendizado na Escola Frei Godofredo, em Gaspar. Com o objetivo de fazer os estudantes se conectarem com a realidade do mundo em que vivemos, o professor de Sociologia, Jorge André Doro, propôs uma atividade diferente em sala de aula: compreender e analisar a sociedade atual, contrapondo com ideias de uma nova alternativa de sociedade.

O exercício, colocado em prática nos dias 1º e 2, integrou cerca de 100 alunos do Ensino Médio. Entre os temas debatidos pelos jovens estão o Projeto Vênus, o Gim Kids, a Previdência Social, a Estrutura Política, a Identidade x Alteridade e a Violência Sexual. Toda a pesquisa feita, bem como os resultados constatados, foram apresentados em formato de feira, no pátio da escola.

De acordo com o professor, os adolescentes foram divididos em grupos e organizaram seus próprios materiais como cartazes, vídeos e maquetes. Eles então compartilharam o trabalho desenvolvido com as demais turmas. “Os pesquisadores mostraram informações relevantes aos olhares atentos dos visitantes”, destaca o profissional.

O professor de Sociologia revela suas impressões sobre a experiência. “O Projeto Vênus despertou curiosidade. Pois, apresenta uma nova alternativa de sociedade, através dos recursos naturais, além da tecnologia que supre as necessidades humanas. A apresentação do Gim Kids também atraiu a atenção da criançada. A intenção de quem apresentou foi mostrar para os pequenos que dá para se divertir com brincadeiras que movimentam o corpo e são saudáveis”.

Ainda sobre as atividades, Jorge ainda comenta que a Reforma da Previdência foi um tópico interessante. “Dados importantes, como a idade para a aposentadoria e fatores que levam a reforma, foram apresentados pelos alunos. Eles observaram que existe a possibilidade do cidadão não contribuir com o INSS, mas disseram que nem todo mundo poderá ter a consciência de economizar e investir esse valor para no futuro”.

Outro ponto mencionado é o contato dos alunos com uma pessoa em situação de vulnerabilidade social. “Um morador de rua foi entrevistado e apontou uma vida de muito preconceito. A ideia da dinâmica era fazer o aluno se colocar no lugar do outro. E, um dos conselhos do entrevistado foi alertar os jovens da importância de valorizar os estudos”, finaliza Jorge, que também trabalhou a área da Saúde com seus alunos. 

 

Edição 1909

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