Aos 17 anos, Elys Crystina da Silva é um exemplo de determinação e dedicação no esporte. Natural de Laranjeiras do Sul, no Paraná, mas com um coração que pulsa em Gaspar, cidade que a acolheu e onde iniciou sua trajetória no voleibol, a jovem tem trilhado um caminho de sucesso que promete mais conquistas.
Sua paixão pelo voleibol começou cedo, aos 10 anos, quando se inscreveu nas escolinhas de esporte da AEEG, na Escola Frei Godofredo. Desde então, Elys se tornou destaque em competições estaduais, como o Campeonato Estadual da Federação Catarinense de Voleibol (FCV), a Taça Paraná e a OLESC (Olimpíada Estudantil Catarinense), sempre alcançando bons resultados e demonstrando muito potencial.
Em 2024, Elys recebeu um convite especial das técnicas Karina Patrícia de Souza e Tatiana Altini para integrar a equipe ADV Jaraguá. A mudança para Jaraguá do Sul, municípío reconhecido por sua tradição no voleibol, marcou um novo capítulo em sua carreira. Morando em uma casa de atletas junto a outras meninas que também vieram de fora, Elys se dedica completamente à rotina de treinos intensivos e aos estudos.
A atleta conta que suas expectativas estão sendo alcançadas. "Estou gostando muito de morar lá e jogar pelo time de Jaraguá. É uma equipe de alto nível e é reconhecida pelo Brasil todo. Além disso, nossa técnica Karina já passou pela seleção catarinense e brasileira, o que faz com que a experiência de aprendizado seja ainda mais enriquecedora".
A rotina de Elys é intensa, mas ela fala com entusiasmo sobre o que tem vivenciado. "É uma rotina focada em treinar, estudar e malhar. Não é fácil. Porém, a estrutura de segurança e bem-estar em que vivemos é excelente e os treinos são fundamentais para nossa evolução", relata.
Apesar de sua dedicação ao esporte, Elys nunca deixa de reconhecer a importância das pessoas que a apoiaram desde o início. Em suas palavras, ela sempre se lembra dos pais, técnicos e todos que contribuíram para seu crescimento, tanto como atleta quanto como pessoa. "Quero agradecer a Deus, aos meus pais e a todos os envolvidos no meu crescimento. Eles são fundamentais para minha trajetória e, sem eles, eu não estaria aqui", diz Elys, que transmite humildade e gratidão em cada palavra.
Para os jovens que estão começando no esporte, Elys deixa uma mensagem de sabedoria: "Nunca perca a sua humildade, apesar das suas conquistas. Sempre agradeça a quem te proporcionou tudo o que você está vivenciando hoje. Não deixe de honrar seus pais e seus técnicos, porque foram eles que sempre estiveram ao seu lado, não deixando você desistir."
A história de Elys Crystina é um exemplo inspirador para todos que sonham em alcançar grandes feitos no esporte. Com seu talento, humildade e foco, ela ainda tem muito a conquistar, e a trajetória dela, com certeza, promete ser brilhante.
Elys já foi campeã estadual sub 19, vice-campeã estadual sub 21 e vice-campeã da Taça Paraná - Série Ouro. Além disso, ela conquistou o terceiro lugar nos Joguinhos abertos de Santa Catarina e, em sua participação no Campeonato entre Clubes (Rio de Janeiro) foi destaque nacional na 6ª colocação.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).