Com direito a uma bela atuação em campo, o Brasil derrotou a Espanha por 3 a 0, neste domingo, 30, e conquistou o tetracampeonato da Copa das Confederações. Os gols da seleção foram marcados por Fred, aos 2 minutos do primeiro e do segundo tempo, e por Neymar, aos 43 da etapa inicial.
A vitória comemora os 11 anos da conquista do pentacampeonato mundial, num time também comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Com a conquista, o Brasil tenta a retomada de seu prestígio no futebol mundial, enfraquecida desde a conquista do penta. Nos últimos anos o time verde-amarelo venceu duas vezes a Copa América (2004 e 2007) e duas vezes a Copa das Confederações (2005 e 2009), mas caiu nas quartas de final dos dois Mundiais seguintes.
Este é o quarto título brasileiro na Copa das Confederações, o maior vencedor do torneio. Antes havia vencido em 1997, 2005 e 2009. Agora enfrenta o peso de tentar quebrar um tabu: nunca o campeão da Copa das Confederações foi campeão do Mundo no ano seguinte.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).