Dia do radialista: programas esportivos movimentam Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Dia do radialista: programas esportivos movimentam Gaspar

25/09/2020
Dia do radialista: programas esportivos movimentam Gaspar

Apesar do registro em duas datas diferentes, o Dia do Radialista é oficialmente comemorado em 21 de setembro. O Dia da Radiodifusão é celebrado em um intervalo de menos de uma semana, no dia 25 de setembro. O radialista esportivo foi e continua sendo um profissional fundamental para o desenvolvimento do esporte nas pequenas e médias cidades.

Jerry de Oliveira, que atua na Rádio Nativa de Gaspar - 89,7 FM, escreve há quase quinze anos a coluna Campo Neutro, no Jornal Cruzeiro do Vale. Jerry sempre foi envolvido com o esporte gasparense e em 2001 recebeu um convite para entrar no ramo do rádio. Ele diz que uma das principais mudanças que notou com o passar do tempo, além do avanço das tecnologias de comunicação, foi a redução na quantidade de campeonatos amadores municipais e regionais.

Segundo ele, isso faz com que as competições e todo o esporte local percam força na mídia.
O radialista Juka Bento trabalhava na Rádio Sentinela do Vale até o início da pandemia, mas decidiu dar uma pausa na profissão até que tudo volte ao normal. Ele ainda vê muito espaço para o rádio como meio de comunicação, e ressalta sua importância: “Rádio, TV, jornal, tudo tem uma importância especial.

Através dos meios de comunicação de nosso município, o cidadão que por um motivo não pode ou não tem condições de ir a um campo ou uma quadra ver um jogo, consegue acompanhar de sua casa de seu rádio ou plataforma digital acompanhar tudo que rola em Gaspar”.

Juka ainda é personagem de uma interessante curiosidade: seu aniversário compartilha data com o Dia da Radiodifusão. “Agradeço ao jornal Cruzeiro do Vale por lembrar do dia dos Radialistas e da Radiodifusão, que aliás cai bem no dia de meu aniversário. O jornal sempre foi parceiro das rádios emissoras de Gaspar e também do meu trabalho”, comentou.

Cruzeiro no Esporte

Em 20 de agosto de 2009 estreou, na Rádio Nativa, o programa Cruzeiro no Esporte. Criado pelo jornal, o programa ia ao ar de segunda a sexta, das 18h às 19h, trazendo os principais conteúdos do esporte regional. O programa era conduzido por Jerry de Oliveira, Valnei Schenatto e Manoel Pereira, o Neneca. Ainda participavam da equipe de repórteres Sandro Galarça e Roni Muller.

Conforme Valnei, que hoje está aposentado do microfone, o projeto foi muito importante para o Vale do Itajaí, pois dava voz a muitos campeonatos amadores e torneios menores, além de cobrir jogos do Tupi e outros clubes profissionais da região. Ele ainda completou expressando sua gratidão: “Gostaria de agradecer a toda a equipe do Jornal Cruzeiro do Vale pela inovação e coragem na ocasião”.

Neneca, que era o comentarista da equipe, também lembrou com alegria da atração. “Na época a gente agitava muito o esporte, era legal e eu gostava de fazer o programa”, contou. Ele ainda lembrou da passagem que mais lhe marcou, quando entrevistou o professor Carlos Alberto Proner, em uma partida entre o BEC e a Chapecoense, disputada no estádio do Tupi.

 

Edição 1970

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.