Florianópolis ganha os dois troféus do xadrez dos 52º Jogos Abertos de SC - Jornal Cruzeiro do Vale

Florianópolis ganha os dois troféus do xadrez dos 52º Jogos Abertos de SC

14/11/2012

Florianópolis ganhou nesta terça-feira (13) à tarde, na Sociedade Caçadorense das Bochas, os dois troféus do xadrez dos 52º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que ocorrem até sábado, em Caçador. No masculino, a última vitória acontecera em 2002 e no feminino, incluído nos Jasc só a partir de 1974, foi o primeiro título.

Florianópolis ganhou o título inédito no feminino com 20,5 pontos. Rio do Sul ficou em segundo com 19 e Concórdia em terceiro com 14,5 pontos. No masculino Florianópolis fez 20,5 pontos contra 19,5 de Joinville e 19 de Rio do Sul.

O nível técnico em Caçador esteve acima dos torneios anteriores, segundo duas das maiores estrelas das equipes campeãs. Uma delas, Marciane Prior, 30 anos, estava na disputa do último tabuleiro e que deu a vitória a Florianópolis. Ela ganhou da riosulense Sara Cristina Martins, empatando o ?match? em dois a dois, resultado que garantiu a vitória para a Capital pelo retrospecto do torneio. ?O nível do xadrez está cada vez maias forte em Santa Catarina graças ao bom trabalho de base que se faz por aqui?, disse com sua experiência de participação em 21 Jogos Abertos.

No masculino, quatro equipes tinham um Grande Mestre cada na sua formação. Everaldo Matsuura, 32 anos, família de enxadristas ? pai e dois irmãos ? era um deles. Aos 42 anos, não lembra quantos Jogos Abertos já disputou, mas garante que em Caçador ganhou seu quinto título. E concorda com sua companheira de equipe. ?Em Santa Catarina se faz o melhor trabalho de base do Brasil. Já joguei competições importantes no Paraná, meu Estado, e São Paulo, mas aqui é muito bom.?

Daniel Brandão Martins, outro atleta de Florianópolis, credita a excelência do nível do xadrez praticado no Estado ao trabalho feito nas escolas e nas fundações municipais. Dá como exemplo a massificação deste esporte em Concórdia. ?Lá, o xadrez é matéria curricular, ajuda a despertar o interesse das crianças pelo esporte?, destaca.

Os Jogos Abertos de Santa Catarina são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional e da prefeitura de Caçador.

Texto: Fundação Catarinense de Esporte

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.