Maurício Pamplona é um senhor de 54 anos com mais disposição e preparo físico que jovens com a metade de sua idade. Prova disso é que agora, prestes a completar 55 anos, pretende percorrer 550 quilômetros correndo em competições, número 10 vezes maior do que a nova idade.
Um das primeiras provas que faz parte deste objetivo é o Mountain do Atacama, uma corrida de 42 quilômetros no deserto chileno que coloca à prova a resistência dos competidores. Maurício Pamplona se junta a Dênis Reinert e Rafael Dagnoni, outros gasparenses que também viajam ao Chile para competir no dia 17 de março.
A viagem inicia já nesta quarta-feira, 13, quando Maurício e a esposa, Rosangela Pamplona, decolam rumo ao Atacama, conquistando o direito ainda de descansar e também treinar antes da competição. "Estou preparado e meu objetivo, acima de concluir a prova, é realizá-la em no máximo cinco horas e meia", declara Maurício, estabelecendo um desafio a si mesmo.
O gasparense treina vezes a fio para a competição. Nos últimos quatro meses, já correu mais de 700 quilômetros, além de horas na academia e na natação. Maurício não terá muito tempo para descanso. Ele ainda nem correu no Atacama, 2,4 mil metros acima do nível do mar, e já projeta as próximas competições, como o K-42 em Bombinhas, a Volta a Ilha, em Florianópolis, e o XTerra, em São Paulo, além de outras, para somar os 550 quilômetros propostos para seu 55º aniversário.
Prova do Atacama
A competição ocorre no dia 17 de março e é dividida em três categorias. Uma de seis quilômetros, com 149 participantes, outra de 23 quilômetros, com 333 competidores, e a categoria da qual seu Maurício participa, com percurso de 42 quilômetros e 271 participantes ? 48 mulheres e 223 homens de 12 estados diferentes.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).